Candidatos ao governo do AM mantêm mistério sobre vices nas chapas

Publicado em 01/08/2022 18:00

Manaus – O assunto sobre vice-governador tem sido um detalhe resolvido às escuras pelos candidatos ao governo do Amazonas. Não é somente o candidato à reeleição Wilson Lima (UB) que tem escondido o jogo a respeito de quem irá compor a chapa. Alguns candidatos ao governo também não revelaram os vices que estarão disputando o pleito, deixando em aberto as possibilidades.

As siglas têm até o próximo dia 15 de agosto para registrar as candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas as convenções partidárias que validam as candidaturas podem ser realizadas só até a próxima a próxima sexta-feira (5).

Antes mesmo do início das convenções, a escolha de um vice-governador já era um mistério na chapa de Wilson Lima. Com aliança firmada com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), os rumores de que o nome sairia dessa união começaram a aumentar, o que foi confirmado por Almeida.

Leia mais: ‘Se fosse para ganhar a eleição não seria eu’, diz Humberto Michiles, vice de Amazonino

No entanto, também houve indícios de que o vice-governador sairia do Partido Liberal, uma vez que Wilson Lima já destacou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Contudo, a informação foi negada pelo presidente estadual do PL, Alfredo Nascimento, ao Portal AM1.

Foto: Divulgação SECOM

Com a convenção partidária marcada para esta quinta-feira (4), Wilson Lima deixará todo o mistério de lado para indicar o nome do vice-governador. O anúncio pode ser feito ainda nesta segunda-feira (1°). Nesse domingo (31), David Almeida afirmou que entregará o nome do escolhido para o governador do Amazonas. Entre os cotados estão Marcos Rotta, Shádia Fraxe, Sabá Reis e Tadeu de Souza.

Apesar dos holofotes estarem sob Wilson Lima e David Almeida, não é somente eles que estão fazendo mistério entorno do vice-governador. Em convenção realizada nesse domingo (31), o Solidariedade oficializou a candidatura de Ricardo Nicolau para o governo, mas deixou em escanteio quem será o vice na chapa.

Leia mais: Primeiro dia de sessão na CMM após volta das férias começa com mais de 20 ausentes

Em entrevista ao Portal AM1, o candidato afirmou que o nome do vice será anunciado até o dia 5 de agosto, data em que encerra o prazo das convenções partidárias.

Foto: Reprodução / Instagram

“Nós estamos discutindo com vários outros partidos para compor com nossa chapa, para poder apresentar nossa chapa completa (…) nós não vamos fazer acordo com políticos que possam comprometer o Amazonas”, destacou.

Outro vice que ainda não está definido é na chapa da candidata ao governo Carol Braz (PDT). A única mulher na disputa pelo pleito também não divulgou quem será a pessoa que a acompanhará nas eleições.

Leia mais: ‘Para de prejudicar o Amazonas’, afirma Omar após Bolsonaro assinar novo decreto

Mesmo sendo a única mulher concorrendo contra conhecidos nomes no cenário político do Amazonas, o vice-governador não deve ser uma mulher, de acordo com o que circula nos bastidores.

Foto: Divulgação

O nome de quem irá compor a chapa majoritária do PDT para a corrida eleitoral no Amazonas será divulgado nesta segunda-feira. A convenção partidária terá a presença do candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT).

Outro candidato que também está mantendo sigilo é o senador Eduardo Braga (MDB). Com apoio do ex-presidente Lula (PT) para concorrer às eleições, o candidato ao governo não deixou definido de onde sairá o nome para o vice.

(Foto: Portal AM1)

Além desses candidatos, há Eduardo Braga (MDB), que também não definiu alguém para compor a sua chapa na disputa ao governo. O atual senador tem o apoio da federação Fé Brasil (PT, PV e PCdoB), que já indicou cinco nomes.

No PT, Anne Moura e João Pedro estão no páreo. Já no PCdoB, os indicados para a chapa majoritária são Lúcia Antony, Arminda Mourão, Edilon Queiroz. O senador foi questionado durante convenção neste final de semana se o PT será o responsável por indicar alguém para compor sua chapa e respondeu: “Meu vice vai ser do povo”.

*Por Camila Duarte e Gabriela Alves

Compartilhar:
Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

+ NOTÍCIAS