A propaganda eleitoral gratuita referente ao 1º turno no rádio e na televisão inicia nesta sexta-feira (26), e vai até 30 de setembro para os candidatos em todo o país. Os concorrentes aos cargos de governador e vice-governador, presidente e vice-presidente da República, senador, deputado federal, deputado estadual ou distrital estarão no foco do eleitor.
O segundo turno será realizado entre 7 e 28 de outubro de 2022, se houver, caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos válidos na primeira votação, conforme estabelece o artigo 77 da Constituição.
Leia mais: TRE-AM redistribui o tempo da propaganda eleitoral gratuita e PROS ganha espaço
Dois momentos da propaganda
Segundo o pesquisador Afrânio Soares, do Instituto de pesquisa Action, a propaganda eleitoral gratuita tem um grande poder para influenciar os eleitores. O partido que terá o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita é o União Brasil, em segundo lugar o MDB, de Eduardo Braga e em terceiro lugar, o Cidadania, de Amazonino Mendes.
No último domingo, dia 21 de agosto, foi a data-limite para que os partidos e federações discutissem com as emissoras de rádio e televisão a elaboração do plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito, além da realização do sorteio para a escolha da ordem de veiculação das propagandas políticas.
Ordem de veiculação
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou, no dia 18 de agosto, o sorteio da ordem de veiculação da propaganda eleitoral dos candidatos ao Governo do Estado, disposto na seguinte ordem:
Coligação Aqui é Trabalho – Wilson Lima (UB) – 3 minutos e 51 segundos;
Coligação em Defesa da Vida – Eduardo Braga (MDB) – 2 minutos e 43 segundos;
Federação PSol/Rede – Israel Tuyuka (PSol) – 20 segundos;
Coligação Amazonas Pode Mais – Henrique Oliveira (Podemos) – 36 segundos;
A Força do Povo – Amazonino Mendes (Cidadania) – 49 segundos;
PDT – Carol Braz – 39 segundos;
Coligação Nós O povo – Ricardo Nicolau (SD) – 58 segundos;
Leia mais: TRE-AM realiza sorteio da propaganda eleitoral; veja o tempo e a ordem de exibição
Confira o tempo de distribuição
Para as eleições aos governos estaduais, os anúncios serão exibidos às segundas, quartas e sextas-feiras, com tempo total diário de 20 minutos, onde serão dois blocos de 10 minutos por dia. No rádio, o horário será das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25. Na televisão, será das 13h15 às 13h25 e das 20h45 às 20h55.
Por bloco, o candidato que terá mais tempo de propaganda eleitoral será Wilson Lima (UB), com 3min54seg; seguido de Eduardo Braga (MDB) com 2min45seg; Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 58 seg; Amazonino Mendes (Cidadania) com 50 segundos; Carol Braz (PDT) com 40 segundos; Federação Psol/Rede com 27 segundos e o Podemos com 27 segundos.
Inserções
Além dos programas, os candidatos terão inserções de 30 segundos. Serão 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita em inserções de 30 e 60 segundos, distribuídas ao longo da programação. A distribuição geral segue a mesma ordem anterior.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.