Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

TRE-AM realiza sorteio da propaganda eleitoral; veja o tempo e a ordem de exibição

Para as eleições aos governos estaduais, os anúncios serão exibidos às segundas, quartas e sextas-feiras.

TRE-AM realiza sorteio da propaganda eleitoral; veja o tempo e a ordem de exibição

Foto: Reprodução

MANAUS – A ordem dos programas eleitorais gratuitos no Amazonas, que iniciam no próximo dia 26 de agosto, foi sorteada nesta quinta-feira (18). O sorteio ocorreu no auditório da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e foi coordenado pelo juiz da propaganda eleitoral, Carlos Queiroz.

Além da ordem da propaganda eleitoral, também foi divulgado o tempo de exibição que cada candidato terá. O tempo foi deteminado de acordo com o tamanho da bancada federal de cada legenda. Ao todo, 21 partidos participaram do sorteio.

(Foto: Divulgação)

Para as eleições aos governos estaduais, os anúncios serão exibidos às segundas, quartas e sextas-feiras, com tempo total diário de 20 minutos. Serão dois blocos de 10 minutos por dia. No rádio, o horário será das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25. Na televisão, será das 13h15 às 13h25 e das 20h45 às 20h55.

Leia mais: Wilson Lima terá maior tempo de propaganda na TV e rádio, seguido de Braga e Amazonino

Por bloco, o candidato que terá mais tempo de propaganda eleitoral será Wilson Lima (UB), com 3min54seg; seguido de Eduardo Braga (MDB) com 2min45seg; Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 58 seg; Amazonino Mendes (Cidadania) com 50 segundos; Carol Braz (PDT) com 40 segundos; Federação Psol/Rede com 27 segundos e o Podemos com 27 segundos.

A ordem de exibição pelas coligações ficou da seguinte forma: 1° Em defesa da vida: Eduardo Braga; 2° Aqui é trabalho: Wilson Lima; 3° Psol/Rede: Israel Tuyuka; 4° Amazonas Pode Mais: Henrique Oliveira; 5° A força do Povo: Amazonino Mendes; 6° PDT: Carol Braz; 7° Nos o povo: Ricardo Nicolau.

Veja o tempo e ordem de exibição:

(Foto: Reprodução/ TRE)
(Foto: Reprodução/ TRE)

Inserções

Além dos programas, os candidatos terão inserções de 30 segundos. Serão 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita em inserções de 30 e 60 segundos, distribuídas ao longo da programação. A distribuição geral segue a mesma ordem anterior.

(Foto: Reprodução/ TRE)

Partidos excluídos

Antes do sorteio, foi informado que o tempo de propaganda do PROS estava sendo julgado pela Justiça Eleitoral devido ao registro de duas coligações e, por isso, a legenda não participou do sorteio.

Também foram excluídos os partidos Agir, PMB, PCB, PMN, PCO, DC, PRTB, PSTU e UP. A exclusão foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, apenas a candidata ao governo, Nair Blair (Agir), não terá tempo de propaganda gratuita.

Vale lembrar que o PROS vive um conflito interno, a direção comandada por Osvaldo Cardoso Neto firmou aliança com Cidadania e PSDB, em apoio à candidatura de Amazonino Mendes (Cidadania). No entanto, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral, Edward Malta assumiu a legenda e selou a união com Henrique Oliveira (Podemos).

O partido estava em um conflito interno em nível nacional devido à presidência. A briga chegou ao Superior Tribunal de Justiça, que determinou que Eurípedes Júnior era quem assumiria a cadeira. Com a mudança, o partido também teve problemas em nível regional.

O caso está sendo analisado pela Justiça Eleitoral e, assim que for definida uma posição quanto ao Pros, será realizado um sorteio para encaixar o partido no tempo de televisão e rádio.