Manaus, 21 de janeiro de 2025
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Manaus, 21 de janeiro de 2025

Candidatos pedem curtidas, compartilhamentos e voto dos eleitores pelas redes sociais

Candidatos pedem curtidas, compartilhamentos e voto dos eleitores pelas redes sociais

MANAUS – Com o crescimento das redes sociais, candidatos nas eleições deste ano passaram a investir ainda mais para aumentar os números de seguidores e gerar maior engajamento na internet. No Amazonas, os candidatos ao governo já somam mais de 1,2 milhão de seguidores no Facebook, Instagram e Tik Tok.

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Com menos de 36 dias para o primeiro turno do pleito, além das propostas, eles apostam em vídeos de “dancinhas”, com apoiadores, fotos e textos que buscam sensibilizar os seguidores, gerar simpatia e, quem sabe, converter os seguidores em eleitores.

O candidato que sai na frente com mais seguidores nas três redes sociais é o atual governador Wilson Lima (UB), em números gerais, ele tem 492.192 seguidores. Na sequência está Eduardo Braga (MDB) com 379.372 seguidores; Amazonino Mendes (Cidadania) com 128.017 seguidores; Henrique Oliveira (Podemos) com 103.035 seguidores; Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 54.442 seguidores; Israel Tuyuca (PSOL) com 1655; Carol Braz com 41 mil e a candidata que menos possui seguidores nas redes é Nair Blair, que tem somente 567 seguidores nas redes sociais.

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A advogada eleitoral Denise Coêlho destacou que “nem os candidatos conseguem converter o número, mesmo que expressivo, de seguidores em eleitores”, porque há diversos outros fatores que influenciam no voto e que vão além da interatividade gerada na internet.

Ainda assim, especialistas em marketing digital afirmam que é inegável o impacto das redes sociais nas campanhas eleitorais. Para eles, os conteúdos estratégicos e criatividade são boas fórmulas a serem seguidas e que podem gerar engajamento e, com isso, o voto.

Dados

De acordo com a Pesquisa Panorama Político 2022 do DataSenado, 25% dos entrevistados admitem que as redes sociais são a principal fonte de informação sobre política. Desses, 35% buscam informações no Facebook, seguido do Instagram com 27%.