Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Amazonas tem mais de 600 candidatos disputando as eleições em 2022

São 8 candidatos ao Governo do Amazonas, 7 candidatos ao Senado, 163 à Câmara Federal e 423 à Aleam.

Amazonas tem mais de 600 candidatos disputando as eleições em 2022

Foto: Reprodução

Manaus – Com as candidaturas registradas e o início da campanha eleitoral aberto, mais de 600 políticos estão na corrida para se eleger. Os candidatos têm até as vésperas das eleições, que ocorrerão no dia 2 de outubro, para conquistar os votos dos eleitores.

No Brasil, são mais de 27 mil candidatos que disputarão o pleito. Já no Amazonas, entre os principais cargos estão disputando 601 candidatos. Quando somados suplentes e vices, o número chega a 623 candidatos registrados nas Eleições 2022.

Lembrando que os políticos tinham até a noite de segunda-feira (15) para realizar o registro de candidaturas para disputarem o pleito.

Leia mais: Adesivo, ‘vote em mim’ e oração: candidatos do AM estão nas ruas fazendo promessas aos eleitores

Para o Governo do Estado do Amazonas, os eleitores escolherão entre oito candidatos. O candidato à reeleição Wilson Lima (UB) forma chapa com o vice Tadeu de Souza (Avante); o candidato Amazonino Mendes (Cidadania) disputa a corrida com Beto Michiles (PSDB); já o candidato Eduardo Braga (MDB) concorre junto a vice Anne Moura (PT).

Foto: Reprodução

A corrida pelo governo também traz nomes como o da candidata Carol Braz (PDT), que concorre com o vice Eng. Machadão (PDT); o candidato Ricardo Nicolau (Solidariedade) enfrenta os rivais ao lado de Cristiane Balieiro (PSB); o candidato Henrique Oliveira (Podemos) também está na disputa ao lado de Vera Castelo Branco (Podemos); pela primeira vez, Israel Tuyuka (Psol) concorre à vaga junto a Thomaz Barbosa (Psol), e Nair Blair (Agir) tenta o governo com Rita Nobre (Agir).

Candidaturas ao Senado

Na disputa pela única vaga no Senado Federal estão sete candidatos. O candidato à reeleição Omar Aziz (PSD), que tem como 1º suplente Cheila Moreira (PT) e como 2º suplente João Pedro (PT); o candidato Arthur Neto (PSDB), que tem como 1º suplente Maria do Carmo (PSDB) e como 2º suplente Alderama Kimura (PSDB); o candidato Coronel Menezes (PL), com Fred Melo (PL) como 1º suplente e Natalino Masiero (PL) como 2º suplente.

Leia mais: Diferente de outros candidatos, Amazonino Mendes não tem data para iniciar campanha

A corrida pelo Senado também tem o candidato Bessa (Solidariedade), com Adalberto Maia (Solidariedade) como 1º suplente e Katte Millet (Solidariedade) como 2º suplente; o candidato Luiz Castro (PDT), que possui como 1º suplente Professora Fran (PDT) e 2º suplente Madalena Silva (PDT); a candidata Marília Freire (Psol) que disputa a vaga tendo como 1º suplente Gerson Medeiros (Psol) e 2º suplente Ana Maria Guimarães (Psol), e o candidato Pastor Peter Miranda (Agir), com 1º suplente Cândido Honório (Agir) e 2º suplente Islane Tavares (Agir).

Foto: Reprodução

O pré-candidato Chico Preto (Avante) foi à Justiça Eleitoral para tentar oficializar a candidatura ao Senado, uma vez que o Avante não lançou candidatura própria.

Candidaturas de deputados

Já a corrida eleitoral pelas vagas na Câmara Federal contam com 163 candidatos. Entre eles, buscam a reeleição os candidatos Capitão Alberto Neto (PL), Delegado Pablo (UB), Marcelo Ramos (PSD), Sidney Leite (PSD), Silas Câmara (PR) e Zé Ricardo (PT).

Além disso, foram confirmadas 423 candidaturas para concorrer a uma das 24 vagas da Assembleia Legislativa do Amazonas. Buscam a reeleição os candidatos Abdala Fraxe (Avante); Adjunto Afonso (UB); Alessandra Campêlo (PSC); Álvaro Campêlo (PV); Cabo Maciel (PL); Carlinhos Bessa (PV); Delegao Péricles (PL); Dermilson Chagas (PR); Mayara Pinheiro (PR); Felipe Souza (Patriota); Joana Darc (UB); João Luiz (PR); Sinésio Campos (PT); Therezinha Ruiz (PL); Roberto Cidade (UB); Tony Medeiros (PL) e Wilker Barreto (Cidadania).