Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cenário

Adesivo, ‘vote em mim’ e oração: candidatos do AM estão nas ruas fazendo promessas aos eleitores

Os candidatos, nestas eleições, não esperaram o amanhecer para iniciar a campanha eleitoral.

Adesivo, ‘vote em mim’ e oração: candidatos do AM estão nas ruas fazendo promessas aos eleitores

Foto: Reprodução / Instagram

Manaus – A campanha eleitoral começou nesta terça-feira (16) e os candidatos que concorrerão ao pleito, em outubro, não esperaram o amanhecer para iniciar a campanha. Como na virada do ano, a partir de 00h os políticos se reuniram e foram às ruas ao lado de apoiadores para fazer um “adesivaço”.

Os candidatos que buscam a reeleição e os candidatos que disputarão o pleito pela primeira vez e são ‘apadrinhados’ por velhos nomes conseguiram roubar a cena.

Leia mais: Propaganda eleitoral começa nesta terça-feira; saiba o que pode e o que não pode

A partir desta terça-feira, os candidatos podem realizar comícios, caminhadas, carreata ou passeata, bem como campanha com alto-falantes e amplificadores de som, além da distribuição de material gráfico. Também fica autorizada a propaganda na mídia, impressa e na internet. A campanha gratuita veiculada na televisão e no rádio inicia apenas no dia 26 de agosto.

Um dos nomes à reeleição que realizou o adesivaço na virada de um dia para o outro foi o candidato Capitão Alberto Neto (PL). Tentando manter a cadeira na Câmara Federal, o político iniciou a campanha ao lado de apoiadores e até colou o próprio adesivo em um dos carros.

Foto: Reprodução / Instagram

O evento de início de campanha também teve a presença do candidato ao Senado, Coronel Alfredo Menezes (PL), que também promoveu um adesivaço a partir de 00h01 no mesmo local, assim como a filha do aliado e amigo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa pela primera vez uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas, Débora Menezes (PL).

Diferente do pai, Débora compartilhou toda a ação nas redes sociais. Antes do início do adesivaço, ela e o candidato se reuniram para fazer uma oração. Logo após toda a ação, a candidata saiu pelas ruas com bandeiras e os carros adesivados e promoveu uma carreata pelas ruas de Manaus.

Leia mais: Wilson Lima diz que segurança pública se faz com valorização profissional, estrutura e tecnologia

Foto: Reprodução / Instagram

A candidata à reeleição como deputada estadual Joana Darc (UB) também foi outra política que esperou a virada do relógio para dar início à campanha eleitoral. Com adesivos e bandeiras, ela esteve com apoiadores nesta madrugada, momento em que discursou e levantou a própria bandeira.

Foto: Reprodução / Instagram

Outro político que colocou a mão na massa foi o candidato a deputado federal Saullo Viana (UB). Na madrugada desta terça-feira, o político também mobilizou apoiadores para comparecerem ao Espaço Via Torres, na zona centro-sul de Manaus, para adesivarem os carros. O evento também contou com a presença de outros candidatos, como a própria Joana Darc.

Leia mais: Ordem de veiculação do horário eleitoral será definida nesta quinta-feira

Foto: Reprodução / Instagram

Nada diferente dos outros candidatos, o candidato a deputado federal David Reis (Avante) também esperou o “ano novo político” para dar início imediato à campanha eleitoral. Nesta madrugada, o vereador de Manaus fez um adesivaço discreto comparado ao dos demais políticos, mas não deixou de fazer o registro nas redes sociais.

Foto: Reprodução / Instagram

O candidato à reeleição para a Aleam, Roberto Cidade, (UB) foi outro político que aderiu ao movimento de dar início à campanha assim que o relógio marcasse 00h. Ele esteve com apoiadores e mostrou os detalhes da ação nas redes sociais.

Leia mais: Para defender Zona Franca, David Almeida aposta em Hissa Abrahão na Câmara dos Deputados

Foto: Reprodução / Instagram

Propaganda Eleitoral

As Polícias Civil e Federal devem fiscalizar e investigar divulgação de notícias falsas eleitorais, consideradas crimes. Outra mudança que ser observada é referente à adesivação de veículos, sendo vedada a plotagem de carros inteiros, permitida apenas a adesivação do vidro traseiro.

O uso de outdoors também é proibido pela Justiça Eleitoral, que limita a publicidade impressa a placas de até 50 cm², bem como é vedada a propaganda em ônibus, táxis e outdoors.

É permitida a distribuição de santinhos, instalação de mesas, bandeiras, cavaletes, bonecos, cartazes e itens semelhantes ao longo de vias públicas, desde que não atrapalhem a circulação de pessoas e veículos.

No entanto, carros de som e outros veículos com sonorização não poderão circular com propaganda, a não ser que seja em evento com a presença de eleitores.