MENU

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

David Almeida abusa das cores para passar falsa impressão de que Manaus está bem cuidada

• Publicado em 20 de julho de 2021 – 08:37

MANAUS, AM – Desde que assumiu a Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante) tem tratado de espalhar a identidade visual de sua gestão por todas as obras revitalizadas ou inauguradas pela prefeitura de Manaus em 2021. Seja em uma mureta ou uma calçada, seja em uma rotatória, boa parte da cidade está sendo inundada com a nova marca institucional da prefeitura.

A prática, inclusive, não é nova. Pelo menos a cada quatro anos, a identidade visual da Prefeitura de Manaus é trocada, isto é, conforme a vontade do prefeito que está no poder. Foi assim nas gestões de Amazonino Mendes (DEM) e Arthur Virgílio Neto (PSDB), e a prática segue com David. A novidade é que o atual prefeito simplesmente resolveu pintar sua marca por toda a cidade, ao mesmo tempo que Manaus convive com falta de estutura, buracos, lixo e ruas abandonadas, numa clara escolha pela maquiagem em pontos de grande circulação.

Marca da Prefeitura de Manaus na gestão Amazonino Mendes. Foto: Reprodução

Em 2008, quando assumiu a prefeitura, a marca de Amazonino eram três folhas, nas cores amarela, azul e vermelha. As folhas azul e amarela se entrelaçavam, formando uma parte verde. A marca trazia o nome Prefeitura de Manaus e o slogan “Você merece uma cidade melhor”. Mas em nenhum momento os murdos e calcçadas da cidade foram invadidas pelo marketing do gestor como é visto hoje.

Leia mais: Prefeitura de Manaus é denunciada no TCE por falta de transparência em contratos

Já na gestão de Arthur Neto, o primeiro mandato (2013-2016) carregou uma marca que trazia três círculos, nas cores verde, azul e amarelo, aliada ao brasão de Manaus. O segundo mandato (2017-2020) já trouxe o próprio brasão do município de Manaus como marca da gestão de Arthur. O brasão era apresentado sobre fundo verde, e o texto “Prefeitura de Manaus” do lado direito.

Marca da gestão Arthur Neto

A gestão de David Almeida resolveu “inovar”. A tipografia foi mudada, e por toda a cidade, o que se vê são os grafismos típicos da atual gestão. Segundo o Manual de Identidade Visual da Prefeitura de Manaus, os grafismos representam o fato de que Manaus é “a terra dos encontros: dos rios e dos corações”, “a terra onde mora o sol e renasce todo dia a esperança”, e “o encontro do antigo e do novo, ponto de chegadas e partidas”.

marca
Rotatórias e praças tem sido os principais palcos para as “pinturas” da gestão David Almeida. Foto: Márcio Silva/Amazonas1

Há quem veja nas ações do atual prefeito uma tentativa de personalismo, isto é, imprimir sua identidade como o benfeitor e realizador, e não o poder público. O cientista político e sociólogo Carlos Santiago alerta que nem mesmo o brasão da cidade tem espaço de destaque na publicidade governamental.

“É uma identidade visual da atual administração que usa cores agradáveis para alcançar um impacto positivo, mesmo que seja em pequenas obras e em pinturas de poucas praças. Há uma busca em relacionar as cores com os administradores da cidade”, aponta.

Santiago ainda alerta que o prefeito e seus secretários têm feito de tudo para se associar ao fato de que eles estão promovendo as obras, e não que é sua obrigação. “O secretário de Limpeza Pública faz isso muito bem, vestindo uniforme dos trabalhadores da limpeza, associando seu nome às realizações. Além disso, o prefeito passa a sensação de ser salvador da pátria, usando até a vacinação para autopromoção, quando ele está, na verdade, apenas cumprindo com a sua obrigação”, completa.

marca

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap