Manaus, 29 de maio de 2024
×
Manaus, 29 de maio de 2024

Mães atípicas ainda sofrem com a falta de políticas públicas para inclusão de filhos PcDs no AM

Mães atípicas ainda sofrem com a falta de políticas públicas para inclusão de filhos PcDs no AM

Manaus (AM) – Neste domingo (12), dia em que se comemora o Dia das Mães, o Portal AM1 conversou com mães que enfrentam desafios diários na busca da inclusão de seus filhos nas esferas sociais. Autismo e surdez são alguns dos problemas que exigem mais atenção para criar uma criança, mas, que, segundo as mães, a ausência de políticas públicas para dar assistência a elas ainda é constante.

Priscila Melo, de 29 anos, é mãe de três crianças, Enzo Raphael, de 9 anos, Isaac, de 7 anos, e Liz Sophia de 3 aninhos. Enzo é surdo e tem transtorno de comunicação social. Isaac foi diagnosticado com autismo e toma medicação.

“Eu fiquei sem chão. Eu chorava muito, e fiquei depressiva, é porque a primeira coisa que a gente pensa é: por que na minha família? Por que comigo? Por que com meu filho?”, relembra Priscila assim que soube a condição do filho dela.

Priscila critica os deputados e vereadores, para ela, os parlamentares precisam olhar com mais atenção as causas das pessoas com deficiência. Segundo ela, assim como Enzo, há muitas outras crianças surdas com quase nenhum apoio com as terapias, fonoterapia e psicoterapia, essenciais para o desenvolvimento deles.

LEIA MAIS: