Duas das três vagas do estado do Amazonas no Senado estarão em disputa nas eleições de 2026, e, mesmo ainda faltando três anos para o pleito, a corrida pela permanência em Brasília deve começar ainda este ano, quando, nos bastidores, os políticos começam a se movimentar em busca de apoio e condições para se manterem ‘vivos’ junto ao eleitorado amazonense.
O emedebista – que já ocupou, por três vezes, cargos majoritários na história da política amazonense e disputou, sem sucesso, a última eleição para o cargo de governador – deve lutar bravamente investindo nas eleições municipais, buscando ‘pavimentar’ um terreno favorável e, assim, conquistar prefeitos aliados no interior.
Ele disputou três das últimas quatro eleições para governo, e não conseguiu vencer uma. Perdeu em 2014, para José Melo; em 2017, para Amazonino Mendes; e 2022 para Wilson Lima (reeleito).
Nas eleições de 2018, foi reeleito senador, para o mandato até 2026.
Braga pode se candidatar a prefeito da capital, assim como pode apoiar outro nome, que provavelmente, até o momento será o da recente filiada ao seu partido e ex-candidata ao Governo, Carol Braz. O cacique político pode, ainda, articular o nome de Carol para compor uma chapa como vice.
Um forte aliado que estará com Eduardo na corrida eleitoral de 2026 será o senador reeleito no ano passado, Omar Aziz (Aziz). O político tem chances de concorrer ao cargo de governador do estado, na mesma chapa que apoiará Braga ao Senado, o que é outra possibilidade a se concretizar nas eleições gerais.
LEIA MAIS:
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.