Manaus – Enquanto a cidade afunda em buracos e o secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior, faz as vias de garoto propaganda da Prefeitura e do prefeito David Almeida em eventos sem relação com a infraestrutura da cidade, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) cedeu R$ 100 milhões do orçamento para – teoricamente – obras de infraestrutura em Manaus.
De acordo com a Portaria n.º 061/2022-FMDU/IMPLURB publicada no Diário Oficial do Município (DOM), os recursos passarão a ser da Seminf e devem ser empregados em obras de recuperação viária em Manaus.
Curiosamente, os “investimentos” são realizados às vésperas do período eleitoral e em um período de chuvas, o que demonstra a falta de planejamento, já que tradicionalmente o período não favorece a execução de obras e reparos em vias públicas.
Enquanto os valores não são revertidos efetivamente em obras, o secretário Renato Júnior utiliza as redes sociais para dizer que a prefeitura não só alcançou a meta de 5 mil ruas asfaltadas, como também totalizou 6 mil ruas asfaltadas neste ano.
“Faça chuva ou faça sol, estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a infraestrutura da cidade”, disse o secretário em publicação nas redes sociais, contrariando as diversas fotos postadas nas mesma rede social por cidadãos mostrando a falta de infraestrutura nas ruas dos bairros e questionando o secretário publicamente.
Interdição da Av. Umberto Calderaro
Uma das principais vias de acesso da capital, a avenida Umberto Calderaro Filho, no Parque 10, será completamente interditada pela Seminf, na noite desta quarta-feira (20) até o próximo domingo (24) após um buraco se abrir na avenida, em frente ao Centro de Cooperação da Cidade (CCC), e oferecer risco para a circulação no local. (https://www.manaus.am.gov.br/noticia/trecho-de-avenida-e-interditado-para-obra-emergencial/).
Em entrevista a uma emissora de televisão, o secretário Renato Júnior criticou as obras realizadas anteriormente e as classificou como “reparos”.
“Vamos corrigir um problema na via, resultado de apenas reparos feitos anteriormente”, disse ao esquecer que a última obra no local foi realizada em outubro de 2021, já durante a gestão do prefeito David Almeida.
Cratera na av. 7 de setembro
O Centro de Manaus também sofre com o abandono. Uma galeria desanelou em um trecho da avenida Sete de Setembro, próximo ao cruzamento com a avenida Eduardo Ribeiro – duas das principais vias do local, gerando uma cratera e transtornos na via.
Segundo a Prefeitura, não há prazo para conclusão das obras.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.