Manaus, 27 de maio de 2024
×
Manaus, 27 de maio de 2024

Vídeo: Guedes denuncia creche municipal abandonada: ‘dinheiro público jogado na lata do lixo’

Vídeo: Guedes denuncia creche municipal abandonada: ‘dinheiro público jogado na lata do lixo’

MANAUS, AM – O vereador Rodrigo Guedes (PSC) denunciou, na tarde dessa quinta-feira (9), mais uma obra de creche municipal abandonada pela gestão de Arthur Neto (PSDB), que inclusive, comemorou o fato de suas contas terem sido aprovadas pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). As obras seguem sem continuidade na gestão de David Almeida (Avante).

“Urgente: mais uma obra de creche abandonada da Prefeitura de Manaus, dessa vez no Bairro Braga Mendes, zona Leste de Manaus. Não podemos aceitar!!!!! Estou denunciando o cemitério de obras públicas inacabadas há anos e até agora não continuadas ou denunciadas pela Prefeitura!”, escreveu Rodrigo em suas redes sociais.

O parlamentar postou um vídeo de sua visita no local, que fica no bairro Braga Mendes, na zona Leste da cidade. Nas imagens, é possível ver que o mato já tomou conta do lugar, além das edificações feitas já estarem ficando precárias.

“Nós temos aqui mais uma creche abandonada pela Prefeitura de Manaus. Como vocês podem ver, uma obra totalmente abandonada. Deixando claro, abandonada desde a gestão anterior e nessa gestão continua, quase um ano depois do início dessa gestão, ou seja, erro lá e erro aqui. A minha função é denunciar e cobrar que o problema seja resolvido!”, disse Guedes durante a fiscalização.

Segundo Guedes, ele já protocolou denúncia no Ministério Público Federal (MPF), na Polícia Federal (PF) e na Controladoria-Geral da União (CGU), uma vez que a verba para construção das creches vem do governo federal.

“O que eu quero saber é: cadê o dinheiro público que estava aqui e quando que as crianças vão começar a estar dentro dessa creche?! São 28 creches abandonadas na cidade de Manaus, da gestão anterior e desta gestão. Isso é simplesmente o dinheiro público jogado na lata do lixo”, disse o vereador, mostrando que no entorno do prédio há um conjunto habitacional e que as crianças desse conjunto já poderiam estar estudando na creche.

Guedes cobrou, ainda, que a prefeitura precisa esclarecer o que aconteceu com essas obras abandonadas. Se foi corrupção, esta precisa ser denunciada para que haja um distrato com as empresas vencedoras das licitações e que eram responsáveis pelas obras.

“À prefeitura não cabe dizer: ‘ah, isso é coisa da gestão passada’ e deixar o problema para lá. Se houve ou há irregularidade, se houve ou há corrupção, a prefeitura tem que denunciar, dizer o que aconteceu e fazer o distrato da obra. Dizer à sociedade tudo o que aconteceu!”, afirmou o vereador.

Endosso

Quem também comentou a postagem do vereador foi seu colega de Parlamento, Capitão Carpê Andrade, o qual disse que em maio esteve no local e até agora nada foi feito.

“Estive visitando esse local no dia 30 de maio e até o presente momento nada foi feito. Quantas crianças não poderiam ser atendidas? Inúmeras”, escreveu Carpê na postagem de Guedes.

Leia mais: Pais de família da empresa Açaí cercam David Almeida na Ponta Negra: ‘estamos passando fome’

A equipe de reportagem do Portal Amazonas1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), comanda por Pauderney Avelino, a fim de saber mais detalhes sobre o andamento das obras de creches em Manaus, porém, não teve resposta; espaço segue aberto para esclarecimentos.

Assista ao vídeo no Instagram do vereador.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Creche