Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Brasil

Chefe do Comitê Científico prevê que Ômicron amplifique contágio em janeiro

Dados apontam que, nas duas últimas semanas, número de hospitalizações cresceu 50%

Chefe do Comitê Científico prevê que Ômicron amplifique contágio em janeiro

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, divulga dados atualizados sobre a situação do novo Coronavírus no país

São Paulo/SP – A âncora da CNN Daniela Lima conversou com o coordenador executivo do comitê científico de São Paulo, João Gabbardo, nesta quinta-feira (23), a respeito do futuro cenário com a circulação da variante Ômicron do novo coronavírus no estado e no Brasil.

Gabbardo afirmou que, neste momento, já se observa um aumento significativo de internações.

Segundo Gabbardo, é esperado um aumento de casos de Covid-19 já em janeiro, por causa da chegada da Ômicron. Ele aposta, porém, que a vacinação e o uso de máscaras vão ajudar a conter o avanço da variante.

Leitos de UTI

Em relação à ocupação de leitos de UTI, Gabbardo afirmou que ainda não há preocupação.

“Hoje, temos 20% dos leitos de UTI do estado de São Paulo ocupados. Do total de leitos que podem ser exclusivos para Covid ou doenças respiratórias só 6%. Ainda não há preocupação com UTI”, disse.

Apesar disso, o coordenador do comitê científico defendeu o isolamento social e afirmou que o ideal é evitar aglomerações no fim do ano, e também no início do ano que vem, com a chegada da Ômicron.

(*) Com informações da CNN

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter