MENU

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Cheia do Rio Negro atinge ruas de Manaus e preocupa comerciantes

Os carros já dividem espaço com o rio há cinco dias na rua dos Barés, Centro de Manaus
• Publicado em 03 de maio de 2021 – 16:50
(Foto: Márcio Silva/ Portal AM1)

MANAUS, AM –  Com o nível do Rio Negro alcançando 29, 16 metros nesta segunda-feira (3), algumas ruas de Manaus já foram tomadas pela água. Uma delas é a rua dos Barés, no Centro, zona Sul da cidade. Segundo os comerciantes da área, os carros já dividem espaço com o rio há cinco dias.

(Foto: Márcio Silva/ Portal AM1)

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a previsão é que a cheia deste ano alcance os 30, 35 metros, superando a enchente de 2012, quando o rio chegou a 29, 97 metros.

Veja também: Prefeitura de Manaus lança Operação Cheia 2021

Para os comerciantes da área, a situação é preocupante, já que as vendas são afetadas diretamente. “Quando enche cai 50% as vendas, pelo visto vai ultrapassar a de 2012. Não tem nem como trabalhar com essa água poluída”, disse José Santiago, 61.

(Foto: Márcio Silva/ Portal AM1)

Santiago trabalha há 52 anos no local com a venda de estivas, pato e galinha, e já viu repetidas vezes a rua alagar por conta da cheia. Dessa vez, ele já fechou uma parte do comércio e se prepara para deixar o local.

Assim como ele, o comerciante Ronildo Correa, 41, também está apreensivo com o aumento do nível do rio. Segundo ele, as vendas na distribuidora já estavam sendo afetadas pela pandemia e, com a enchente, os clientes estão se afastando ainda mais.

“Tá preocupante por que a gente não sabe o que vai acontecer, a tendência é que suba mais. A gente não vê nenhuma movimentação da prefeitura pra tomar alguma atitude, pra ajudar a gente aqui”, afirmou.

Saiba mais: Confira a situação dos municípios do Amazonas durante cheia dos rios neste ano

Por meio de nota, a Prefeitura de Manaus informou que o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), vai interditar, a partir das 16h desta segunda-feira (3), a rua dos Barés. “A interdição do tráfego vem sendo monitorada pelos agentes de trânsito do IMMU, que diariamente fazem rondas para constatar os alagamentos e a dificuldade de fluxo de veículos no local”, disse em nota.

Com o nível do Rio Negro avançando os 29,16 metros nesta segunda, barcos já começam a chegar à altura dos carros na Manaus Moderna. Foto : Márcio Silva/Portal AM1

Segundo o levantamento realizado pela Prefeitura de Manaus, na região urbana os bairros atingidos pela cheia de 2021 devem ser: Tarumã; Mauazinho; São Jorge; Educandos; Raiz; Betânia; Presidente Vargas; Colônia Antônio Aleixo; Aparecida; Centro; Santo Antônio; Cachoeirinha; Glória; Compensa e Puraquequara.

Saiba mais: Cheia: com 13 municípios em emergência, nível do Rio Negro avança mais 1m em abril

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap