Manaus, 21 de fevereiro de 2024
×
Manaus, 21 de fevereiro de 2024

Cenário

Chico Preto oficializa filiação ao Partido Liberal nesta sexta (22)

A cerimônia de filiação está marcada para acontecer às 18h30 desta terça, na sede do PL.

Chico Preto oficializa filiação ao Partido Liberal nesta sexta (22)

Chico Preto se filia ao PL (Fotos: Divulgação)

Manaus (AM) – Após uma série de derrotas na política, o ex-deputado estadual e ex-vereador Chico Preto, agora está de malas prontas para se filiar ao Partido Liberal (PL). O anúncio da filiação veio da própria sigla, nesta sexta-feira (22), por meio das redes sociais.

Na publicação, o presidente estadual do partido, Alfredo Nascimento, convidou os filiados, assim como a sociedade em geral, a participar do ato de filiação do ex-deputado estadual. De acordo com a legenda da postagem, Chico Preto carrega uma bagagem política marcada “por sua integridade, coerência e ficha limpa”.

A cerimônia de filiação está marcada para acontecer às 18h30 desta sexta, na sede do PL, na rua Miranda Simões, 5, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital.

Sem apoio e série de derrotas

Chico Preto disputou uma cadeira no Senado Federal em 2022, da qual Omar Aziz saiu vencedor, garantindo a sua reeleição. Já em 2020, no Avante, o ex-deputado se sentiu traído, uma vez que, não teve o apoio do próprio partido na eleição que elegeu David Almeida chefe do Executivo municipal.

Dessa forma, Chico Preto arrumou as malas, está deixando a sigla e se juntando a novos aliados. No entanto, os novos aliados são pessoas que foram adversários na mesma eleição ou em outras, como o próprio presidente do PL, Alfredo Nascimento, o vice-presidente Capitão Alberto Neto e Coronel Menezes, que também vem acumulando derrotas nas urnas.

Chico Preto chega na nova casa em meio a um racha ocasionado entre dois políticos polêmicos: Alberto Neto e Coronel Menezes, que, nos últimos meses, foram protagonistas de alfinetadas, ação judicial e até expulsão.

Passagens

Até esta terça, Chico Preto não estava filiado a nenhum partido político, porém, já passou por oito siglas partidárias: PSC, PPB, PPS, PMDB, PP, PSD, PMN e DC. Ele disputou 10 eleições, das quais venceu cinco vezes, sendo quatro para vereador e uma para deputado estadual. Além disso, o político cumpriu, como suplente, meio mandato de deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

De volta aos holofotes

Chico Preto andava sumido das pautas políticas, principalmente após a convenção do União Brasil com partidos que apoiaram Wilson Lima para a reeleição, que o Avante abdicou de indicar o seu nome ao Senado e resolveu apoiar Menezes.

Mas, no dia 25 de setembro deste ano, ele foi visto em uma pauta de David Almeida. Foi como convidado do secretário Renato Júnior, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e citado, algumas vezes, pelo prefeito David Almeida, o ex-vereador não subiu no palanque com os demais, mas permaneceu até o fim do evento.

Ao Portal AM1, naquele dia, sem afirmar se seria candidato em 2024 para vereador ou para prefeito, Chico Preto disse que uma candidatura seria uma “possibilidade”. E agora, será que ele vai querer disputar a cadeira de David com outros desafetos políticos no mesmo partido? Eis a questão.

(*) Matéria atualizada em 21 de dezembro para correção da data da filiação de Chico Preto.

LEIA MAIS:

Após jejum de 3 eleições sem vencer, Chico Preto já se articula de olho em 2024

Chico Preto volta a aparecer em eventos com David Almeida

Chico Preto afirma ser motivado pelo povo para se candidatar a prefeito