Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Brasil

Chile e Bolívia fecham fronteiras e deixam Brasil ainda mais isolado

O Brasil teve seu pior mês desde o início da pandemia, com 66 mil mortos em março. Esse é o motivo para o fechamento das fronteiras

Chile e Bolívia fecham fronteiras e deixam Brasil ainda mais isolado

O Chile e a Bolívia fecham as fronteiras nesta quinta-feira (1º) – medida que deixará o Brasil ainda mais isolado na região.

O presidente boliviano, Luis Arce, determinou especificamente o “fechamento temporário das fronteiras com o Brasil por 7 dias”, como parte das “medidas de proteção à população”. Já no Chile, por outro lado, a restrição vale para todos os países, incluindo as fronteiras aéreas e as terrestres, em abril.

Com isso, dos principais países vizinhos, apenas o Paraguai mantém fronteiras terrestres abertas para o Brasil.

Pico da pandemia

O Brasil teve seu pior mês desde o início da pandemia, com 66 mil mortos em março. Depois dos EUA (552 mil mortos), foi o país que registrou o maior número de mortes por Covid-19 (321.515). No entanto, o México vem logo atrás (203.210).

Pelo Twitter, por exemplo, o líder boliviano informou que haverá regras de isolamento nos municípios próximos à fronteira com o Brasil onde for detectada a circulação das novas variantes do coronavírus.

“Será coordenado com as entidades territoriais autônomas o isolamento, estabelecendo-se controles para mitigação do vírus pelo tempo que seja necessário”. Arce não esclareceu se as fronteiras aéreas também estão fechadas.

*Com informações da Folhapress