Manaus, 20 de setembro de 2024
×
Manaus, 20 de setembro de 2024

Cenário

Cidade se retrata após fala inadequada sobre autistas durante debate

O pronunciamento do candidato a prefeito de Manaus ocorre após duras críticas dos eleitores nas redes sociais, e, pelo assunto ter ganhado repercussão nacional.

Cidade se retrata após fala inadequada sobre autistas durante debate

Presidente da Aleam, Roberto Cidade (Foto: Aleam)

Manaus (AM) – O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) usou as redes sociais, nesta sexta-feira (9), para se retratar sobre a fala dele durante o debate promovido pela TV Band Amazonas entre candidatos a prefeito de Manaus. Acontece que, na tentativa de comover os eleitores ao relatar que é pai de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ele acabou usando a palavra “infelizmente”.

“Eu quero dizer que sofri isso na minha casa. Infelizmente, meu filho, Roberto Neto, é autista”.

Na primeira oportunidade, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) enfatizou que aos 14 anos foi diagnosticado com TEA e, que, inclusive, possui sensibilidade auditiva. “Não é algo infelizmente. Não é uma tristeza, não é nada negativo”, disse o também candidato a prefeito.

Não demorou para que as redes sociais tecessem críticas ao deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Pressionado com a situação, Roberto Cidade se pronunciou num vídeo postado na conta dele do Instagram.

“No debate de ontem, usei um termo inadequado e peço desculpas. Todos que estavam lá, com exceção de uma pessoa, compreenderam a minha colocação infeliz. Não tive a intenção de desrespeitar ninguém, até porque conheço de perto os desafios que os pais de uma criança com TEA enfrentam. Errado é usar um assunto tão sério para ataques eleitoreiros. Eu tenho ações e projetos para melhorar a vida dessas pessoas e suas famílias. É isso que deve ser discutido”, disse Cidade, que aproveitou para também  alfinetar o adversário dele, Amom Mandel.

O primeiro debate promovido pela TV Band Amazonas para as Eleições 2024 foi marcado pelo inconformismo do deputado Wilker Barreto, que após ter sido deixado de fora do debate, recorreu e acabou tendo o recurso derrubado e passou pelo constrangimento de ter a entrada na emissora vetada.

 

LEIA MAIS: