Manaus, 25 de abril de 2025
×
Manaus, 25 de abril de 2025

Cenário

Wilker é barrado em primeiro debate de TV

A TV Band Amazonas entrou com novo recurso contra o partido. O juiz Fabrício Frota derrubou a decisão de Roberto Taketomi.

Wilker é barrado em primeiro debate de TV

(Divulgação)

Manaus (AM) – O deputado Wilker Barreto (Mobiliza) foi barrado na entrada da emissora Band Amazonas, na noite desta quinta-feira (8/8).

Acontece, que o primeiro debate entre candidatos a prefeito de Manaus, promovido pela TV Band Amazonas, deixou de fora os candidatos ao pleito. Wilker Barreto e Gilberto Vasconcelos (PSTU).

Inconformado, Wilker recorreu e, primeiramente, ganhou o direito de marcar presença entre os outros cinco candidatos, que, conforme a emissora, confirmaram presença. O juiz Roberto Santos Taketomi, da 32ª Zona Eleitoral de Manaus, determinou que a emissora o incluísse no debate, e uma vez que há necessidade de oferecer tratamento igualitário a todos os pré-candidatos, conforme estabelece o artigo 36-A da Lei 9.504/1997, que regula a participação em debates.

O juiz ainda destacou que a exclusão de Wilker Barreto prejudicaria a equidade do processo eleitoral, privando-o da oportunidade de apresentar suas propostas.

No entanto, a TV Band Amazonas entrou com novo recurso contra o partido para que Wilker não participe do debate, programado para 21h30 de hoje. O juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Fabrício Frota Marques, derrubou a decisão de Taketomi, dando margem para que, na entrada da emissora, o candidato fosse barrado. 

O deputado Wilker Barreto, candidato à Prefeitura de Manaus pelo Partido Mobiliza, que a emissora considera um partido com pouca representatividade, reclamou da decisão e gravou um vídeo no qual repudiou a atitude da emissora.

“Parabéns, Band, você conseguiu me tirar do debate. Essa informação eu recebi, agora, do meu jurídico, que uma empresa de concessão pública entrou na Justiça, recorreu, tirando um deputado, um presidente de partido, um pré-candidato à prefeitura de um debate… Meu repúdio a esse gesto antidemocrático.”

Assista na íntegra:

 

 LEIA MAIS: