Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

CMM: vereadores ausentes levam ‘bronca’ por uso de assessores para inscrição em discursos

Alguns vereadores, que ainda nem chegaram à CMM, usam assessores para se inscrever na fase de discursos no Plenário, no pequeno expediente

CMM: vereadores ausentes levam ‘bronca’ por uso de assessores para inscrição em discursos

Foto: Robervaldo Rocha / CMM

A prática de alguns vereadores ausentes no início da sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM) de usar seus assessores para se inscreverem na fase de discursos diários na Casa, no pequeno expediente, foi motivo de “bronca” na manhã desta quarta-feira (17). O “puxão de orelha” foi dado pelo vereador Wallace Oliveira (Pros), que estava presidindo os trabalhos.

O parlamentar deixou claro que as inscrições no pequeno expediente devem ser realizadas presencialmente pelos próprios vereadores e não por seus assessores.

“Eu gostaria de lembrar as vossas excelências que nós temos um limite de oradores no nosso Regimento, são 15 oradores, e a inscrição se estabelece de forma presencial. Vossas excelências não podem pedir para seus assessores fazerem vossas inscrições. São vossas excelências que, em Plenário, solicitam a inscrição”, destacou o parlamentar.

A vereadora Glória Carrate (PL) ainda destacou o seguinte: “tem vereador que ainda nem chegou e já está com o nome na lista”- uma crítica à essa prática de usar assessores para inscrição no pequeno expediente.

A fala da parlamentar foi direcionada a Wallace e não foi ouvida por todos, pois ela estava com o microfone desligado, mas como estava ao lado do vereador, o microfone dele acabou vazando o áudio dela durante a transmissão da sessão nas redes sociais.