Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Política

Com Alckmin de vice, Lula diz que ‘dormiria tranquilo’

Ex-presidente quer o ex-governador de São Paulo como seu vice, mesmo ele já tendo sido seu adversário nas eleições de 2006

Com Alckmin de vice, Lula diz que ‘dormiria tranquilo’

Foto: Reprodução

SÃO PAULO, SP – Com a pré-candidatura indo de vento em popa, o ex-presidente Lula (PT) disse, nesta terça-feira (9), que “dormiria tranquilo” caso o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), fosse seu vice. A declaração foi reforçada por interlocutores do petista.

Para isso, no entanto, a expectativa é que seja formada uma chapa com PT e PSB, e Alckmin teria que sair do PSDB para o lado socialista. Mesmo assim, Lula já tem tecido diversos elogios para o tucano, de quem já foi adversário nas eleições de 2006: os dois chegaram a ir para o segundo turno, mas Lula levou a melhor. Lula disse que ele é o “único tucano que gosta de pobre”.

Leia mais: PT comemora 2 anos da soltura de Lula, ironizando Moro e Dallagnol; veja vídeo

Ainda assim, os dois não conversaram oficialmente, e segundo os interlocutores, os dois sabem das dificuldades de uma união ainda no primeiro turno. Mas Lula continua cortejando Alckmin, dizendo que o ex-governador teria experiência e estatura política, o que poderia “ajudar na governabilidade”.

No entanto, segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-presidente só vai definir se é candidato mesmo em janeiro de 2022. “Obviamente que, para nós do PT, ele é o nosso candidato. Mas essa decisão vai partir dele e ele só vai definir se é candidato no início do ano que vem”, completou.

(*) Com informações da Folha de S.Paulo.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter