
(Foto: Divulgação/CMM)
Manaus (AM) – Com o vereador Elan Alencar sob o risco de perder seu mandato, a ex-vereadora Glória Carrate já começa a se preparar para retornar a cadeira da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A Justiça Eleitoral da 62ª Zona Eleitoral de Manaus julgou procedente, em decisão desta segunda-feira (30), a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apurava fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, envolvendo o partido Democracia Cristã (DC). A sentença declarou a nulidade dos votos recebidos pelo partido, a cassação dos registros e diplomas dos candidatos vinculados à chapa proporcional e a inelegibilidade de Joana Cristina França da Costa, apontada como figura central da fraude.
Assim, o vereador Elan Alencar corre o risco de perder seu mandato no Legislativo municipal. A decisão ainda cabe recurso, mas caso seja cassado, Elan deixa o espaço aberto para que a suplente e ex-vereadora Glória Carrate assuma a vereança na CMM.
Carrate teve seis mandatos consecutivos como vereadora, mas não conquistou a reeleição no pleito de 2024, mesmo recebendo mais de 6 mil votos.
Manobra
O pedido de cassação de Elan Alencar foi movido pelo Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Glória Carratte é uma das autoras da ação.
A ação é uma manobra da vereadora para retornar ao cargo que ocupou durante 24 anos.
O pedido de cassação tem como base a suposta inclusão de uma candidatura feminina fictícia pelo DC, com o único objetivo de cumprir artificialmente a exigência legal de no mínimo 30% de candidaturas de cada gênero, conforme prevê a Lei nº 9.504/1997.
LEIA MAIS
Depois de servir sopa aos manauaras, Glória Carrate curte a Disney
Justiça Eleitoral cassa mandato de Elan Alencar por suposta fraude à cota de gênero
TRE assegura diplomação de Elan Alencar e amarga derrota do PSB
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.