Manaus, 27 de maio de 2024
×
Manaus, 27 de maio de 2024

Cenário

Com chegada de Marcelo Ramos, Tuyuka abre mão de disputar a Prefeitura de Manaus

Para o Portal AM1, o médico indígena disse que a decisão não foi fácil; mas decidiu ser candidato a prefeito de São Gabriel da Cachoeira, a pedido de parentes e amigos do município.

Com chegada de Marcelo Ramos, Tuyuka abre mão de disputar a Prefeitura de Manaus

(Foto: Del Lima/Portal AM1)

Manaus (AM) – Dos doze nomes cogitados para a pré-candidatura à Prefeitura de Manaus, ao menos três já declinaram do cargo. O médico indígena Dr. Israel Tuyuka (PDT-AM), que havia dito que seria pré-candidato a prefeito de Manaus, anunciou nas redes sociais, na madrugada desta quinta-feira (04), que vai concorrer à vaga de prefeito, mas será pelo município de São Gabriel da Cachoeira, distante 862.56 quilômetros da capital amazonense. “Não estou mais como pré-candidato a Prefeito de Manaus. Decidi não concorrer por razões pessoais”.

Na rede social, Tuyuka justificou que a decisão foi motivada após uma viagem que fez ao município. “Sinto que chegou o meu momento de cuidar de cada um(a) de vocês como merecem, com respeito e consideração […] Farei de tudo para dar o meu melhor no uso correto do dinheiro público e com muita honestidade. […] A atual situação social, econômica, educacional, da saúde e cultural de nossos familiares no município o fez tomar esta decisão.

Para o Portal AM1, o médico indígena disse que esteve em São Gabriel da Cachoeira, na semana passada, para resolver assuntos de foro pessoal, na ocasião, “muitos parentes e amigos do município” lhe pediram para voltar para casa para cuidá-los da melhor maneira possível”.

Tuyuka disse, ainda, que o povo dele relatou “se sentir como ovelhas sem pastor”. Além disso, situações sociais, econômicas, culturais, educacionais e de saúde lhe fizeram repensar onde poderia ser mais útil, se em Manaus ou em São Gabriel da Cachoeira. Daí, os pedidos dos parentes e amigos lhe “tocaram o coração”.

“Pensei: não posso ficar assistindo tudo isso de longe. Preciso fazer algo diferente. Não é possível que os problemas só aumentaram. A decisão não foi fácil. Mas, decidi ser candidato a prefeito de São Gabriel da Cachoeira, na Cabeça do Cachorro”, relatou.

Candidatos a prefeito da capital

Até o momento, somente Amom Mandel (Cidadania); Wilker Barreto (Mobiliza33); Capitão Alberto Neto (Partido Liberal); Roberto Cidade (União Brasil) oficializaram as pré-candidaturas. O atual prefeito, David Almeida, não confirmou se vai disputar reeleição. O partido Novo indicou a empresária Maria do Carmo Seffair, que ainda não afirmou se vai disputar o pleito.

Já o Partido dos Trabalhadores indicou o ex-deputado Marcelo Ramos, que vai dialogar com Anne Moura, a qual disse ser também pré-candidata indicada do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Enquanto o ex-deputado federal José Ricardo, vereador Sassá da Construção e o deputado estadual Sinésio Campos (todos do PT) desistiram de concorrer ao cargo no Executivo municipal.

 

LEIA MAIS: