Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Eleições 2018

Com maior eleitorado, mulheres têm baixa representatividade no AM

Com maior eleitorado, mulheres têm baixa representatividade no AM

(Foto: Divulgação/Assessoria)

No Amazonas, o maior eleitorado apto a votar nas eleições deste ano é o público feminino, entre a faixa de 25 a 29 anos e de 30 a 34 anos, segundo dados estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Elas representam 51,2%, do eleitorado no Estado. Em contrapartida, as mulheres do estado possuem apenas uma representante na Assembleia Legislativa (ALE-AM) e duas representantes no Congresso – Câmara Federal e Senado.

Na imagem, parlamentares do Congresso Nacional, onde o Amazonas possui apenas duas representantes (Reprodução)

De acordo com as informações do Portal do TSE, o eleitorado feminino é jovem e totaliza 1.242.014 em Manaus e no interior e a maioria tem ensino médio. Nas últimas eleições gerais, em 2014, as mulheres candidatas representaram, 31%, média, praticamente, mantida nessas eleições.

Segundo o cientista político, Carlos Santiago, essa quantidade enorme de eleitoras não está representada no âmbito do poder executivo, legislativo, porque a quantidade de mulheres no parlamento e nos governos é muito pequeno. “Há uma anormalidade na nossa democracia representativa”, apontou.  

A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) determina no artigo 10, que nas eleições proporcionais, cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, porém, o número de candidatas mulheres ainda é, segundo dados, desproporcional à quantidade de mulheres politicamente ativas.

“Precisamos criar uma cultura de conscientização sobre a importância da mulher na decisão de governo, nos poderes e mudar a ideia de que a mulher não deve participar das decisões. Há leis e ações dentro da justiça impondo a sua maior participação. Mas requer, inclusive, por parte da própria mulher ser conhecedora do poder que possui para influenciar nas decisões políticas e nas eleições”, afirmou Santiago

Brasil

Dados estatísticos da Justiça Eleitoral mostram que 52% do eleitorado brasileiro é formado por mulheres, somando 77.076.395 até fevereiro deste ano.

A maioria, que representa 18.710.832 mulheres, está na faixa etária de 45 a 49 anos. Em seguida, aparecem as mulheres de 25 a 34 anos, que somam 16.241.206. Já em terceiro lugar aparece a faixa etária de 34 a 44 anos, somando 15.755.020 eleitoras.

Os números mostram que essas mulheres estão em plenas condições de exercer a soberania popular prevista na Constituição Federal de 1988, que define a possibilidade de votar e se candidatar nas eleições como um valor igual para todos.

No entanto, os dados estatísticos também mostram que o número de candidatas mulheres é desproporcional ao número de mulheres politicamente ativas no país, ou seja, aptas a votar e a serem votadas.