Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Política

Com o término das convenções, veja como ficam as chapas presidenciais para as eleições deste ano

Agora, as legendas terão até 15 de agosto para prosseguir com o registro das candidaturas aprovadas

Com o término das convenções, veja como ficam as chapas presidenciais para as eleições deste ano

Foto: José Cruz / Agência Brasil

Terminou nessa sexta-feira (5) o prazo para que partidos realizassem convenções partidárias a fim de decidir sobre a formação de coligações e candidaturas para as eleições deste ano. Agora, as legendas terão até 15 de agosto para prosseguir com o registro das candidaturas aprovadas nas reuniões dos diretórios nacionais partidários.

As convenções são reuniões de filiados para escolha de candidatos e oficialização de coligações que pretendem disputar um cargo eletivo. A definição ocorre por meio de decisão dos filiados, podendo acontecer mediante votação ou aclamação.

Leia mais: Eduardo Braga faz palanque para Lula e chama Amazonino de ‘grande amigo’ em convenção

Neste pleito eleitoral, o primeiro postulante à Presidência da República a oficializar sua candidatura foi o ex-governador Ciro Gomes (PDT). Por outro lado, o pedetista foi o último presidenciável a definir quem será seu vice na chapa: a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos, também filiada ao partido.

Após Ciro, foi a vez de Lula ter o nome chancelado em cerimônia discreta e restrita do PT. Na ocasião, a sigla também aprovou a coligação com o PSB, em que um nome do partido do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin comporá a chapa.

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, foi confirmado candidato à reeleição pelo PL em convenção no Rio de Janeiro em 24 de julho. O ex-ministro e general Walter Braga Netto será o vice, em uma chapa pura do PL.

Leia mais: Convenção de Wilson Lima reúne 10 partidos em evento histórico

Nome da terceira via, a senadora Simone Tebet (MDB) também teve candidatura aprovada pelo partido e disputará o Palácio do Planalto ao lado da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), na única chapa feminina do pleito eleitoral.

(*) Com informações do Metrópoles