Manaus, 25 de junho de 2024
×
Manaus, 25 de junho de 2024

Cenário

Com prefeito de Borba foragido, vice assume o comando do município

Zé Pedro assumiu a prefeitura após Simão Peixoto (PP) ser afastado em decorrência de uma operação contra corrupção.

Com prefeito de Borba foragido, vice assume o comando do município

Vice-prefeito de Borba é o novo Chefe do Executivo (Foto: Divulgação)

Borba (AM) – O vice-prefeito de Borba, José Pedro Freitas Graça, conhecido como Zé Pedro (PSD), tomou posse como prefeito do município, na noite desse sábado (27). A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal da cidade, localizada a aproximadamente 150 quilômetros de Manaus.

Ele assumiu o posto de Chefe do Executivo após Simão Peixoto (PP) ser afastado do cargo no último dia 23, em decorrência de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Peixoto está foragido desde então.

O prefeito empossado fez um discurso curto e emocionado. Prometeu à população de Borba, composta por mais de 42 mil habitantes, que durante o mandato irá honrar o cargo. “Irei administrar Borba com muito trabalho, dedicação, honradez e responsabilidade”, afirmou Zé Pedro.

Operação Garrote

Empresários, servidores da Prefeitura de Borba e o próprio prefeito do município, Simão Peixoto, foram alvos da “Operação Garrote”, do Gaeco, na última terça-feira (23).

A operação, deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), desarticulou organização criminosa acusada de crimes contra a administração pública, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. O grupo pode ter desviado pelo menos R$ 29 milhões em recursos públicos no município de Borba.

Foram cumpridos mandados de prisão preventiva, de busca domiciliar, de busca pessoal e mandados de busca veicular. Há mandados de prisão expedidos contra Simão Peixoto e a primeira-dama, Aldine Mirella de Souza, mas ambos não foram encontrados.

LEIA MAIS: