Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Política

Comissão aprova parecer que pede arquivamento do impeachment de Wilson Lima

Apenas o deputado Wilker Barreto (Podemos) votou contra o relatório que arquiva o processo de impeachment do governador

Comissão aprova parecer que pede arquivamento do impeachment de Wilson Lima

Foto: Aleam

Por dez votos favoráveis, a Comissão Especial aprovou o relatório que pede o arquivamento do impeachment por crime de responsabilidade do governador Wilson Lima (PSC), e do vice, Carlos Almeida (PTB). A votação, que ocorreu nesta sexta-feira (31), teve, ainda, quatro abstenções e um único voto contra.

Além do próprio relator da Comissão, deputado Dr. Gomes (PSC) e da presidente, Alessandra Campêlo (MDB), votaram a favor do relatório Roberto Cidade (PV), Joana Darc (PL), Saullo Vianna (PTB), Cabo Maciel (PL), Carlinhos Bessa (PV), Belarmino Lins (PP), Therezinha Ruiz (PSDB) e Adjuto Afonso (PDT).

Os deputados Felipe Souza (Patriotas), João Luiz (Republicanos), Fausto Júnior (PRTB), e Delegado Péricles (PSL) se abstiveram de votar.

Já o deputado Sinésio Campos não conseguiu realizar o voto e Dermilson Chagas (Podemos) está de licença médica.

Apenas o deputado Wilker Barreto (Podemos) votou contra o relatório que arquiva o processo de impeachment do governador.

Próxima etapa

A próxima etapa do processo começa na próxima terça-feira (4), quando o parecer será lido em Plenário. Após a leitura, ele será publicado e, depois de 48 horas, será votado pelos 24 deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“A previsão é que a votação ocorra na próxima quinta-feira (6), durante a Ordem do Dia. Todos poderão se inscrever e participar da discussão, que terá duração de no mínimo uma hora, com limitação de cinco membros por bloco partidário ou partido. Caso se decida pelo prosseguimento do processo, aumentam-se os prazos de defesa e há outra votação, com prazo ainda indeterminado, para que seja discutido o afastamento dos denunciados. Caso o processo não siga, ele é arquivado”, explicou Alessandra Campêlo, por meio de assessoria.

Relatório

O relatório de 33 páginas apresentado pelo relator da Comissão, deputado Dr. Gomes, nesta quinta-feira (30) sugeriu o arquivamento do processo apresentado pelos médicos Mario Vianna e Patrícia Sicchar do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Semeam), por entender a “inexistência de crime de responsabilidade” praticados pelo governador e vice.

As acusações do Simeam, abertas em abril deste ano, envolvem má-aplicação do dinheiro público no período da covid-19 no Amazonas, pedaladas fiscais, pagamento de dívidas de gestões anteriores, entre outras denúncias.

“Tendo em vista a inépcia da acusação, a ausência de justa causa, a atipicidade dos fatos narrados, bem como a inexistência de cometimento de qualquer crime de responsabilidade por parte do governador Wilson Lima e do vice, Carlos Almeida, voto pela rejeição da denúncia com o consequente arquivamento do pedido de impeachment”, diz Gomes no documento.

Leia mais: Comissão vota arquivamento do impeachment de Wilson Lima nesta sexta-feira