Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Comissão da OAB-AM repudia violência de advogado contra ex-namorada em Manaus

A vítima denunciou o ex-namorado que é advogado, por agressão e tentativa de feminicídio

Comissão da OAB-AM repudia violência de advogado contra ex-namorada em Manaus

MANAUS- A Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) repudiou as agressões e a tentativa de feminicídio contra uma jovem de 22 anos, em Manaus. A vítima denunciou o ex-namorado pelos crimes, o advogado Marcelo Oliveira Gonçalves.

“É inaceitável que nos tempos atuais a violência de gênero ainda seja recorrente em nossa sociedade e se revele de forma inconteste arraigada pelo patriarcado. A assimetria nas relações em que o poder é conferido sob a percepção da cultura machista reproduz nefastas violações de direitos das mulheres, que devem ser rechaçadas por toda sociedade.”, diz trecho da nota.

Conforme o documento assinado pela presidente da Comissão, Maria Gláucia Barbosa Soares e pela vice, Maria José de Oliveira Ramos, o isolamento social em tempos de pandemia da covid-19, provocou um aumento alarmante nos índices de violência contra mulheres.

“Isso traz à baila a permanente necessidade de intensificação das campanhas para sua erradicação. A coragem de quebrar o silêncio, buscando os meios adequados e legais para a apuração dos fatos, alerta e serve de exemplo para encorajar outras mulheres.”

A Comissão também lembra na nota, que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, desde 2019, aprovou uma súmula para que haja inidoneidade moral de candidato à inscrição nos quadros da OAB, quando comprovada prática de violência contra a mulher.

Ainda no comunicado, a Comissão afirma que repudia quaisquer violações aos direitos humanos femininos e diz que confia na apuração do caso, que teria acontecido na noite do último domingo (21), no Conjunto Tiradentes, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

Leia mais: Advogado não aceita fim de relacionamento e tenta matar jovem com mordidas e estrangulamento

Mais cedo, o Portal Amazonas1 relatou que a vítima foi sequestrada, ameaçada e quase foi estrangulada até a morte pelo rapaz, após o mesmo não aceitar o fim do relacionamento amoroso. Ela prestou prestou queixa contra o ex-namorado e pediu uma medida protetiva.

O suspeito já foi notificado e deve prestar esclarecimentos. Procurado pela reportagem, a defesa do advogado negou as acusações e informou que deve dar sua versão dos fatos nas próximas horas.

Confira nota na íntegra da Comissão da Mulher Advogada da OAB-AM: