MENU

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Comunidades ribeirinhas do AM recebem vacinação para grupos prioritários

Aproximadamente 1,1 mil pessoas deverão receber os imunizantes
• Publicado em 01 de maio de 2021 – 11:09
(Foto: Valdo Leão / Semcom)

MANAUS, AM – A Prefeitura de Manaus começa a vacinação contra a Covid-19 e a Influenza para os grupos prioritários que vivem nas comunidades ribeirinhas da Calha do Rio Negro, nas áreas de abrangência do município, na próxima segunda-feira (30).

Aproximadamente 1,1 mil pessoas deverão receber os imunizantes. As primeiras comunidades que os vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) farão o serviço serão: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Livramento e Nossa Senhora Auxiliadora. Esta última na margem esquerda do rio Tarumã-Açu, com a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para idosos de 60 anos e mais e trabalhadores da saúde.

(Foto: Valdo Leão / Semcom)

“Seguimos com nossas equipes levando a imunização para essas áreas distantes da sede do município, cujo acesso requer uma logística diferenciada e no caso das vacinas contra a Covid-19, a necessidade de escolta para resguardar a segurança da equipe e dos imunizantes. Nessa missão, temos a parceria do Comando Militar da Amazônia, que está nos apoiando no transporte e acompanhamento dos vacinadores”, destaca o prefeito de Manaus, David Almeida.

Leia também: Rio Solimões chega a nível severo de cheia e deixa interior em alerta

Na segunda-feira (3), em Nossa Senhora de Fátima, a vacinação acontecerá na sede. Os vacinadores irão de casa em casa para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos comunitários. A equipe que irá para Nossa Senhora do Livramento atenderá a comunidade próxima, chamada Julião. O mesmo acontecerá em Nossa Senhora Auxiliadora, cujo acesso será pela rodovia BR-317, com atendimento na sede dos comunitários que residem nas adjacências.

Na quarta-feira (5), inicia a viagem da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Doutor Antônio Levino, que fará a primeira parada na comunidade do Tupé, para vacinar contra a Covid-19, com a primeira dose, as pessoas de 18 a 59 anos. No dia seguinte, a UBSF irá para a comunidade Costa do Arara e assim sucessivamente, subindo o rio Negro até chegar à região de Apuaú, já no limite com o município vizinho, Novo Airão.

(Foto: Valdo Leão / Semcom)

A viagem tem previsão de durar nove dias, alcançando as comunidades Tupé, Jaraqui, Santa Maria, Apuaú, São Francisco, Lindo Amanhecer, Igarapé-Açu e Cuieiras, para imunizar 1.161 moradores de 18 a 59 anos, com e sem comorbidades, conforme estabelece o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação do Ministério da Saúde.

As equipes de vacinação da Semsa também estarão aplicando a segunda dose em 226 idosos de 60 anos e mais, dessas localidades, e em 46 profissionais de saúde, concluindo o ciclo de imunização desses dois grupos.

Saiba mais: AM registra aplicação de 840 mil doses da vacina contra a covid-19 nesta quarta-feira

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que além da imunização contra a Covid-19, a Semsa também vacinará contra a gripe, 32 grávidas, 11 puérperas, 253 crianças de seis meses a menores de seis anos e 66 profissionais de saúde.

“Estamos aproveitando a logística para vacinar contra a Covid, para imunizar o público-alvo da campanha da Influenza e assegurar a proteção dos nossos ribeirinhos, do vírus da gripe”, contou.

 

Calha do Rio Amazonas

Nas comunidades da Calha do Rio Amazonas, a Semsa já concluiu a primeira dose da vacinação contra a Covid-19, com a imunização de 1.286 pessoas de 18 a 59 anos, com e sem comorbidades, que vivem naquela região.

Também foram vacinados 222 idosos de 60 anos e mais e 34 trabalhadores da saúde com a segunda dose do imunizante. Também foram vacinadas contra a Influenza, 34 grávidas, dez puérperas, 245 crianças de seis meses a seis anos incompletos e 65 profissionais de saúde.

 

*Com informações da assessoria

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap