Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Economia

Confiança do empresário do comércio recua 1,4% em fevereiro, afirma CNC

A queda de 1,4% na comparação com janeiro foi puxada, principalmente, pelas avaliações dos empresários do comércio em relação à situação atual

Confiança do empresário do comércio recua 1,4% em fevereiro, afirma CNC

Índice incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia (Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil)

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 1,4% na passagem de janeiro para fevereiro deste ano. Na comparação com fevereiro de 2022, a queda chegou a 3,3%. Os dados, divulgados ontem (1º), são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A queda de 1,4% na comparação com janeiro foi puxada, principalmente, pelas avaliações dos empresários do comércio em relação à situação atual, que recuaram 2,8%, disse a CNC. A avaliação sobre a economia foi a que teve a maior perda (-5,1%).

As intenções de investimentos caíram 1,5%, puxadas pelas quedas nas intenções de contratação de funcionários (-2,2%) e de investir na empresa (-2,6%). Já as expectativas do empresário em relação ao futuro recuaram 0,2%.

Na comparação com fevereiro do ano passado, as expectativas caíram 9,3%, principalmente, devido às avaliações sobre a economia (-13,7%). As intenções de investimentos apresentaram perda de 2,4%, puxada pelas intenções de contratações de funcionários (-10,7%).

Por outro lado, as avaliações sobre as condições atuais subiram 4,7%, influenciadas pelas altas de 9,4% nas opiniões sobre a economia e de 5,5% nas avaliações sobre a empresa.

Em janeiro

Em janeiro, o Icec caiu 3;6% na comparação com o mês anterior, já descontados os efeitos sazonais e atingiu 119 pontos. De acordo com a CNC, que mede o indicador, trata-se da segunda queda consecutiva. O índice varia de zero a 200 pontos. Resultados acima de 100 indicam otimismo.

Na comparação com janeiro de 2021, o otimismo recuou 1,7%. Segundo a CNC, com redução mensal de todos os indicadores, o otimismo do comerciante chegou ao menor nível desde abril de 2022.

Conforme a CNC, o Icec é um indicador antecedente, apurado exclusivamente entre os tomadores de decisão das empresas do varejo. A intenção é detectar as tendências das ações do setor do ponto de vista do empresário.

A amostra é composta por aproximadamente seis mil empresas em todas as capitais do país. O índice avalia as condições atuais, as expectativas de curto prazo e as intenções de investimento dos empresários do comércio.

LEIA MAIS: