AMAZONAS – O comércio varejista do Amazonas teve crescimento de 0,1% em dezembro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados nesta quinta-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dezembro de 2021, a vadiação foi negativa de -0,1%.
Em dezembro, o comércio varejista amazonense variou 0,1% no volume de vendas, em relação ao mês anterior, quando houve queda de 1,6%. Em dezembro de 2022, no mesmo mês do ano anterior, a variação foi de -0,1%, nas vendas.
No acumulado ano de 2022, porém, o volume de vendas do comércio acumulou 2,2% de alta, em relação ao acumulado do ano de 2021 (quando houve retração de 1,2%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (9) pelo IBGE.
As vendas no comércio varejista no país recuaram 2,6% na passagem de novembro para dezembro. É a segunda queda consecutiva do setor, que em novembro havia recuado 0,9%. Apesar disso, o varejo encerrou o ano no campo positivo, acumulando 1,0%, o menor crescimento desde 2016 (-6,2%). Na comparação com dezembro de 2021, o setor variou 0,4%.
Em dezembro, em relação ao mês anterior, a receita nominal de vendas do comércio amazonense obteve alta de 1,4%, em relação a novembro (quando caiu 1,8%). Na comparação com dezembro de 2021, a alta foi de 5,6%; e a variação acumulada do ano de 2022 foi de 8,3%, frente ao acumulado de 2021.
A variação de 0,1%, obtida em dezembro, colocou o comércio varejista do Amazonas numa posição intermediária no ranking das unidades da federação (8ª). As maiores quedas foram as do Distrito Federal (-8,0%), Paraíba (-5,8%) e Amapá (-4,8%); e os melhores desempenhos foram os de Rondônia (3,3%), Mato Grosso (2,8%) e Alagoas (1,6%).
A alta, de 1,4% na receita do comércio varejista do Amazonas, em dezembro, foi a 4ª maior entre as unidades da federação. Os piores desempenhos foram os do Distrito Federal (-5,2%), Rio de Janeiro (-4,2%) e Paraíba (-4,1%). E os melhores desempenhos, os do Alagoas (3,6%), Mato Grosso (2,9%) e Mato Groso do Sul (1,8%).
Comércio ampliado
Comércio Ampliado é o comércio normal mais a comercialização de automóveis, peças e material de construção. Em dezembro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista ampliado amazonense variou 0,7%, frente a novembro.
Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o varejo ampliado do Amazonas apresentou queda de 2,7%. No acumulado do ano de 2022, o setor apresentou estabilidade (0,0%), em relação ao acumulado de 2021.
A alta de 0,9% na receita nominal do comércio ampliado do Amazonas, em dezembro, foi a 10ª maior entre Estados e Distrito Federal. Os piores desempenhos foram os do Distrito Federal (-5,1%), Roraima (-4,2%) e Amapá (-3,6%). E os melhores desempenhos, os de Rondônia (3,7%), Espírito Santo (3,3%) e Alagoas (3,0%).
(*) Com informações do IBGE
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