Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Economia

Comércio amazonense segue em alta e cresce 4,4% em maio, aponta IBGE

Dados são da Pesquisa Mensal de Comércio e foram divulgados nesta quarta-feira (7)

Comércio amazonense segue em alta e cresce 4,4% em maio, aponta IBGE

Foto: Amazonas1

MANAUS/AM- Em maio deste ano, o setor do comércio no Amazonas registrou alta de 4,4% na comparação com o mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (7).

“O aumento foi impulsionado pela flexibilização das medidas de isolamento e as promoções no feriado do Dia das Mães.”, avaliou Adjalma Jacques, Supervisor de Disseminação de Informações do IBGE.

Em 2021, após a queda acentuada das vendas em janeiro (-30,5%), o varejo apresenta altas consecutivas, mês a mês: em fevereiro, 15,7% de avanço; em março, 14,9%; em abril, 7,2%, e em maio, 4,4%. Assim, o setor acumula crescimento de 10,4%, no ano, e de 12,6%, nos últimos 12 meses.

Leia mais: IBGE realiza Censo Demográfico em 2022 após decisão do STF

A receita nominal do varejo também registrou alta em maio (4,3%), no Amazonas e crescimento de 22,6% na variação acumulado do no ano. Já no acumulado do ano, o setor apresentou 22,6% de alta em relação ao mesmo período do ano anterior e, no acumulado dos últimos doze meses, o indicador chegou a 21,1%.

Em maio, o varejo ampliado, que inclui automóveis, peças e material de construção, teve alta de 2,9% em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o comércio varejista ampliado no Amazonas alcançou 43,3% de crescimento.

No acumulado do ano, a variação também apresentou resultado positivo, alcançando 14,8% de crescimento, no Amazonas. E no acumulado dos últimos doze meses, o indicador avançou 16,2%.

“O fato de o comércio amazonense ter crescido uma média de 9% nos últimos três meses, proporciona otimismo para os meses seguintes. A expectativa é com a vacinação e as restrições de isolamento flexibilizadas, as compras voltem à normalidade”, projetou o especialista do IBGE.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter