Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Conselho Tutelar e PM se unem contra a exploração de trabalho infantil

No total, foram retirados das ruas, 15 crianças, 10 adultos e 3 adolescentes, que foram levados para a Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, para cadastro em programas sociais

Conselho Tutelar e PM se unem contra a exploração de trabalho infantil

SÃO PAULO, SP - 08.05.2020: TRABALHO INFANTIL - Criança trabalhando em um farol na Zona Oeste, região do Rio Pequeno, vendendo balas. Na foto, menino usando máscara em época de quarentena pelo Coronavírus. (Foto: Daniel Cymbalista /Fotoarena/Folhapress) ORG XMIT: 1911566

Com o objetivo de combater a exploração do trabalho infantil, foi realizada ação conjunta de retirada de crianças de adolescentes das principais vias da zona Oeste da capital.

A iniciativa contou com a participação das equipes da Comissão de Promoção e Defesa das Crianças, Adolescentes e Jovens da ALE-AM (CPDDCA-ALEAM), Conselho Tutelar da zona Oeste e Polícia Militar, que percorreram os bairros da Compensa, Ponta Negra e as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista.

Leia mais: Manaus amanhece com 30% da frota de ônibus do transporte público parada

“Buscamos, com o apoio dos órgãos de defesa e proteção a crianças e adolescentes, dar todo suporte e orientação aos pais e responsáveis para que essas crianças não sejam mais expostas aos mais diversos perigos e violências”, diz Alvaro Campelo, deputado que esteve junto na ação do último fim de semana.

Para o conselheiro tutelar, Cosme França, o trabalho realizado pela rede de proteção fortalece ainda mais o combate à exploração dos menores. “Os pais, a partir de agora, vão receber orientações e acompanhamento para que não usem os seus filhos para obter dinheiro. O conselho tutelar está aqui para proteger essas crianças que estão sendo negligenciadas pelos seus tutores”, disse ele.

No total, foram retirados das ruas, 15 crianças, 10 adultos e 3 adolescentes, que foram levados para a Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, localizada na Avenida Brasil, para terem acompanhamento no cadastro em programas sociais, matrícula nas redes municipal e estadual de ensino, além de outros benefícios.

Dados

Segundo dados obtidos pela Comissão de Promoção e Defesa das Crianças, Adolescentes e Jovens da Aleam, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de abuso ou violência no Brasil. O deputado pede que os cidadãos denunciem esses crimes, impedindo que esse tipo de prática continue.

(*) Com informações da assessoria