Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Política

Convenções partidárias no Amazonas definem tabuleiro das eleições nos próximos dias

As reuniões estão previstas para os dias 30 e 31 de julho. 01, 04, e 05 de agosto.

Convenções partidárias no Amazonas definem tabuleiro das eleições nos próximos dias

(Foto: Divulgação/ TSE)

As convenções partidárias já começaram a ser realizadas, desde o último dia 20 de julho, quando o Partido da Mulher Brasileira (PMB) homologou as candidaturas e oficializou o apoio ao pré-candidato ao governo, Amazonino Mendes (Cidadania) e ao Senador Omar Aziz (PSD). As próximas convenções estão previstas para os dias 30 e 31 de julho. 01, 04, e 05 de agosto também são datas movimentadas.

A expectativa é que o governador Wilson Lima defina seu vice, assim como Amazonino Mendes, os dois principais rivais.

Leia mais: Na reta final da pré-campanha, David Almeida e Wilson Lima discutem escolha do vice

A convenção para o Partido dos Trabalhadores está marcada para o dia 30 de julho às 09h no Sindicato dos Metalúrgicos. Outros dois partidos que também resolveram escolher a mesma data foi a Federação do PSDB/Cidadania. Neste dia, serão confirmados os nomes dos candidatos a todos os cargos em disputa do Amazonas, além de sorteio dos números das candidaturas para registro junto à Justiça Eleitoral.

Ainda sobre a federação, a convenção será realizada na quadra da Escola de Samba Sem Compromisso. O presidente do PSDB Amazonas e pré-candidato ao Senado, Arthur Virgílio Neto, e o pré-candidato ao governo estadual, Amazonino Mendes, são as estrelas da Federação.

Os dois iniciaram oficialmente o processo eleitoral com a convicção de que apresentarão um excelente quadro de candidatos. Além disso, o pré-candidato ao governo, Amazonino Mendes, também se pronunciou ao dizer que o time no qual se encontra tem um “potencial gigantesco”.

O partido Solidariedade escolheu o dia 31 de julho para realizar a convenção. A reunião será realizada na quadra G.R.E.S. Unidos do Alvorada de 09h às 13h. No mesmo dia, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) realizará a convenção às 15h na sede do Sul América Esporte Clube.

No encontro será analisada a situação política no âmbito geral e estadual, além de definir os candidatos a governador e vice, a senador(a), primeiro e segundo suplentes, deputados federais e estaduais.

A convenção da Federação Fé Brasil (PT/PV/ PcdoB) ocorrerá também no dia 31 de julho; Sinésio Campos, Zé Ricardo e Sassá são os principais nomes.

Dia 01 de agosto sucederá a convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Carol Braz, com presença de Ciro Gomes, às 17h no Rancho Sertanejo.

Na reunião, ocorrerá a deliberação das coligações partidárias majoritárias e as proporcionais com outros partidos.

A convenção do Partido Liberal (PL) do presidente Bolsonaro ficou prevista para acontecer no dia 04 de agosto às 09h na sede do partido.

Ainda no dia 04, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizará a sua convenção às 14h na sede do partido. No mesmo dia, o Avante também ficou de realizar o encontro às 18h no Espaço Via Torres. O partido é comandado por Serafim Corrêa.

Foto: divulgação

Outros quatro partidos escolheram o dia 05 de agosto para realizar suas convenções. São eles: o Republicanos às 09h no Versalles Eventos, o Podemos às 10h, na sede do partido, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) às 09h também na sede da sigla.

As legendas União Brasil (UB) e Partido Social Cristão (PSC) confirmaram o mesmo dia, com hora e local definir. O UB – partido de Wilson Lima – deve anunciar um vice do Avante, escolhido por David Almeida.

Foto: Divulgação