Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Brasil

Covid-19: Saúde recebe 3,5 milhões de vacinas da Janssen

Farmacêutica já distribuiu 6 milhões de doses ao país; 80% dos brasileiros já têm as duas doses das vacinas contra a covid-19

Covid-19: Saúde recebe 3,5 milhões de vacinas da Janssen

Foto: Eric Seals / Reuters - Agência Brasil

BRASÍLIA, DF – O Ministério da Saúde recebeu nesta quarta-feira (22) 3,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Janssen. A entrega é a segunda prevista pela farmacêutica para esta semana. Desde o começo da campanha de imunização, mais de 381 milhões de doses foram enviadas aos estados. Desse total, cerca de 6 milhões são da farmacêutica.

Segundo informações do ministério, as doses recebidas já estão em processo de controle de qualidade para chegar com segurança à população. Depois da checagem, a distribuição de vacinas é feita em tempo recorde, seguindo todas as etapas de verificação.

Leia mais: Manaus altera início da aplicação da 2ª dose da vacina Janssen para sexta-feira

O país chegou a 80% das pessoas maiores de 40 anos com as duas doses de vacina contra a covid-19. O percentual representa 83,3 milhões de pessoas nessa faixa etária. A parcela da população-alvo a partir de 60 anos é a que apresenta a melhor cobertura vacinal: 97,2% entre 60 e 64 anos estão com as duas doses.

A vacina

Inicialmente tida como vacina de dose única, o imunizante da Janssen também passou a ser de duas doses depois de uma nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde no dia 25 de novembro. Até aquela data, mais de 4 milhões de brasileiros receberam a então dose única.

A nota do Ministério da Saúde recomendou que a dose de reforço da vacina da Janssen deveria ser aplicada de dois a seis meses após a primeira aplicação. A orientação foi baseada em estudos científicos que mostram um aumento significativo da imunidade após a aplicação da segunda dose, principalmente com um intervalo de seis meses. Isso pode ajudar nos níveis de anticorpos, que aumentam em nove vezes após uma semana com a aplicação da vacina.

(*) Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter