Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Mundo

Covid-19: variante Ômicron já chegou a 87 países

Variante está presente em 12 países da América, e já é considerada de preocupação em todo o mundo; no Brasil, 36 casos estão confirmados

Covid-19: variante Ômicron já chegou a 87 países

Foto: Agência Brasil

SÃO PAULO, SP – A variante Ômicron da covid-19 já está presente em 87 países do mundo, segundo atualização da Organização Mundial da Saúde (OMS) na noite da última segunda-feira (20). O último país onde foram reportados casos foi a Colômbia.

O país sul-americano entrou para o grupo depois que três casos foram registrados, em moradores das cidades litorâneas de Cartagena das Índias e Santa Marta. Duas pessoas teriam visitado os Estados Unidos e uma visitou a Espanha, segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde colombiano. Dos infectados, dois são colombianos e um é americano.

Leia mais: 42 países aumentam restrições desde a descoberta da ômicron

A variante, que já é classificada como sendo de preocupação pela OMS, foi encontrada pela primeira vez na África do Sul, em 24 de novembro. Entre os dias 12 e 20 de novembro, o sequenciamento do genoma revelou que a variante foi encontrada em 77 amostras coletadas na província de Gauteng, onde Joanesburgo, capital sul-africana, está localizada.

Desde os primeiros registros da variante, oito pessoas morreram vítimas da covid-19 e infectadas com a ômicron. Sete morreram no Reino Unido, segundo dados divulgados em 18 de dezembro. A oitava morreu no condado de Harris, no Texas, nos Estados Unidos, na última segunda-feira. Segundo informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, o homem, de 50 anos, já tinha complicações causadas pela covid-19, e não estava vacinado contra a doença.

Países

Até o momento, os países africanos que têm registros da variante são Botsuana, África do Sul, Nigéria, Gana, Zimbábue, Zâmbia, Tunísia, Senegal, Namíbia, Uganda, Ilha da Reunião, Gibraltar, Malawi, Quênia, Serra Leoa, Ruanda, Egito e Catar.

Na Ásia, os seguintes países tiveram casos reportados da ômicron: Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, China, Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Índia, Singapura, Malásia, Nepal, Tailândia, Sri Lanka, Paquistão, Taiwan, Bahrein, Bangladesh, Jordânia, Kuwait, Líbano, Paquistão, Camboja, Filipinas, Turquia e Indonésia.

Grande parte dos países da Europa também já têm a variante. São eles: Bélgica, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Itália, Holanda, Dinamarca, Portugal, Espanha, Suécia, República Tcheca, França, Noruega, Áustria, Irlanda, Grécia, Finlândia, Rússia, Islândia, Letônia, Croácia, Romênia, Suíça, Luxemburgo, Chipre, Hungria, Estônia, Ucrânia.

Na Oceania, apenas três países têm registros da variante ômicron: Austrália, Ilhas Fiji e Ilhas Maldivas. E nas Américas, 12 países já têm registros da variante: Canadá, Estados Unidos, Brasil, México, Chile, Argentina, Cuba, Bermuda, Peru, Panamá, Colômbia e Trinidad e Tobago.

Brasil

Até a noite da última segunda-feira (20), o Brasil tinha 36 casos da variante já registrados, conforme a CNN Brasil. Só em São Paulo, haviam 16 casos, seguidos do Distrito Federal, com 10 registros da presença da variante. Na sequência, estão os estados de Goiás, com quatro casos; Minas Gerais, com três registros; Distrito Federal, com duas infecções; e Rio de Janeiro, com apenas um registro.

Além dos casos já confirmados, alguns estão em investigação: dois em Minas Gerais e um no Paraná. No entanto, para que a cepa do coronavírus seja determinada, é preciso concluir o sequenciamento genético das amostras.

(*) Com informações da CNN Brasil.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter