Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cenário

Cristiano D’Ângelo é o deputado que mais faltou no primeiro mês de trabalho de 2024

Dos 24 deputados, 13 faltaram a sessões na Casa Legislativa e apenas 11 estiveram presentes em todas que foram realizadas em fevereiro.

Cristiano D’Ângelo é o deputado que mais faltou no primeiro mês de trabalho de 2024

(Foto: Sandro Hiroshi/Aleam)

Manaus (AM) – O segundo ano de trabalho da atual legislatura na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) iniciou há um mês e o deputado estadual Cristiano D’Ângelo (MDB) é o deputado que mais faltou no período.

A Casa legislativa realizou oito sessões ordinárias no mês de fevereiro; uma sessão solene de abertura dos trabalhos; sete sessões especiais e uma Audiência Pública. As ordinárias são as reuniões oficiais de trabalho dos parlamentares, realizadas nos dias de terças, quartas e quintas-feiras.

Cristiano faltou a cinco sessões, ou seja, esteve presente somente em três dias de trabalho. As sessões ordinárias aconteceram nos dias: 6, 7, 8, 20, 21, 22, 27 e 28.

Os dados podem ser consultados no Portal da Transparência do Parlamento, especificamente no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). O Portal AM1 realizou o levantamento das informações nos dias 28 e 29 de fevereiro.

No período analisado pela reportagem, os deputados faltaram ao todo 34 vezes no primeiro mês de trabalho de 2024. A deputada Joana Darc (União Brasil) esteve presente em apenas duas sessões e Mayra Dias (Avante) não foi a nenhuma, já que as duas estão de licença- maternidade.

Mais faltoso

Cristiano, que é empresário, deputado de primeiro mandato e irmão do prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, foi o parlamentar que mais se ausentou das sessões em fevereiro, faltando a cinco reuniões.

As faltas foram registradas nos dias 20, 21, 22, 27 e 28 e foram todas justificadas e, portanto, não serão descontadas na remuneração do parlamentar.

O deputado esteve presente em apenas três sessões, que foram as primeiras de fevereiro, que aconteceram nos dias: 6, 7 e 8.

Outras faltas

Depois de Cristiano, os que mais faltaram foram Mário César Filho e Thiago Abrahim, ambos do União Brasil e Wanderley Monteiro (Cidadania), que não estiveram presentes em dois dias de trabalho na Aleam.

Mário, que ocupa pela primeira vez a cadeira de deputado estadual, faltou nos dias 7 e 8; Thiago Abrahim não esteve nas reuniões de trabalho realizadas nos dias 20, 21 e Wanderley Monteiro faltou as sessões dos dias 8 e 28 de fevereiro.

Faltas na sessão de abertura

Algumas faltas também foram registradas no dia 1º de fevereiro, na Sessão Solene em que marcou a abertura dos trabalhos na Casa Legislativa.

Na ocasião, não estiveram presentes os deputados: Delegado Péricles (PL), Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos) e Mayra Dias, que está afastada do mandato após ter dado à luz sua filha Maya no dia 14 de janeiro.

Do total de 24 deputados, 13 registraram falta no mês passado, um percentual de 54,2%.

Mais assíduos do mês

Onze deputados participaram de todas as sessões ordinárias realizadas em fevereiro, o que representa 45,8% do total.

Abdala Fraxe (Avante); Adjuto Afonso (União Brasil); Carlinhos Bessa (PV); Débora Menezes (PL); Dr. George Lins (União Brasil); Dr. Gomes (Podemos); Felipe Souza (PRD); João Luiz (Republicanos); Rozenha (PMB); Sinésio Campos (PT) e Wilker Barreto (Cidadania) foram os assíduos nas primeiras reuniões deste ano.

Outro lado

A reportagem do AM1 enviou uma solicitação para o campeão de faltas no primeiro mês de trabalho de 2024 no Parlamento Estadual, questionando os motivos das ausências e aguarda a resposta.

Relatório de presenças:

 

LEIA MAIS: