Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Crítico ao ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’, Rodrigo Guedes pede ingressos

Lista de VIPs na CMM não contemplou o vereador com 30 ingressos; mas ele quer os passaportes e diz que vai doar para PcDs irem ao evento.

Crítico ao ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’, Rodrigo Guedes pede ingressos

David Almeida e Rodrigo Guedes (Fotos: David e palco do #SouManaus - Ruan Souza/Semcom . Rodrigo Guedes - Kelvin Dinelli/Assessoria)

Manaus (AM) – Oposição ferrenha ao prefeito David Almeida (Avante) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) – que tem criticado o atual formato do “Festival #SouManaus Passo a Paço 2023 – quer 30 pulseiras para o evento.

Rodrigo diz que soube, na CMM, que vereadores estavam recendo 30 pulseiras, cada, para curtir os três dias do evento, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro no Centro Histórico de Manaus.

Porém, segundo ele, ao chegar ao cerimonial da Casa Legislativa foi informado de que não teria direito a receber as pulseiras. O vereador diz que, no local, disseram a ele que, pelo fato de ser oposição ao prefeito, não teria direito às pulseiras.

O vereador usou as redes sociais para negar que é oposição ao prefeito. Segundo Guedes, suas ações são de um político independente, que “cobra o certo e o justo”.

Agora, o parlamentar decidiu fazer um apelo ao prefeito e ao secretário municipal de Cultura, Osvaldo Cardoso, para receber os ingressos para o evento.
“Prefeito @davidalmeidaam e secretário @osvaldocardosoam, 30 PcDs – usuários de cadeiras de rodas – estão esperando essas pulseiras!”, alega o vereador em suas redes sociais.

“Não acredito que eu tenha que ir para a justiça para consegui-las! Vai ficar feio!” Essa ação configura-se clara improbidade administrativa!”, alerta Guedes.
Por fim, Rodrigo Guedes diz que é contra a distribuição de pulseiras para vereadores, autoridades, etc, mas afirma que quer um tratamento igual para todos, e isso o inclui. “Sou contra a própria existência de camarote, pago ou só para VIPs em evento público. Mas, já que deram [pulseiras], tem que ser pra todos [os vereadores], não só pra quem é aliado!”, desabafa o político.

(Foto: Reprodução/Instagram/Rodrigo Guedes)

Clique aqui para ver a publicação no perfil do vereador.

Rodrigo Guedes tem se manifestado contrário à gestão do prefeito David Almeida na organização do “Festival #SouManaus Passo a Paço 2023”, principalmente, porque ingressos, para alguns setores do evento, passaram a ser comercializados nessa edição.

A justificativa do prefeito para comercialização de ingressos é para arcar com o alto custo do evento: R$ 9,2 milhões. O evento contará com sete palcos, 12 atrações nacionais; uma atração internacional; mais de 600 artistas locais; circo, feira gastronômica; espaço gamer; passinho kids; teatro, literatura, varanda gospel; moda, economia criativa, entre outras exposições e setores.

O que diz a Prefeitura?

O Portal AM1 procurou a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) para saber mais detalhes sobre a destinação de ingressos do “Festival #SouManaus Passo a Paço 2023” aos vereadores da CMM.

A reportagem fez os seguintes questionamentos: Quantos ingressos teriam sido disponibilizados ao Legislativo municipal? Desse total, quantos ingressos cada parlamentar recebeu? A quantidade de 30 ingressos para cada vereador foi decidida pela Prefeitura? Foi o próprio Executivo municipal que fez a entrega individual dos ingressos aos parlamentares? Os ingressos foram disponibilizados para todos os vereadores? O que ocorreu para o vereador Rodrigo Guedes não ter recebido os ingressos?

Assim que uma resposta do Executivo Municipal for encaminhada à reportagem, o material será atualizado.

TCE voltou atrás após suspender venda de ingressos

No último dia 30, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) suspendeu a venda de ingressos para o “#SouManaus Passo a Paço 2023”.

A medida foi tomada pelo conselheiro do TCE, Josué Cláudio, e partiu de uma representação solicitada pelo vereador William Alemão (Cidadania) em que alegava falta de transparência na contratação da empresa ‘Nosso Show Gestão de Eventos LTDA – Pump’ pela Manauscult e Prefeitura de Manaus, organizadoras do evento.

Menos de 24 horas depois, o órgão de controle voltou atrás e autorizou a comercialização dos ingressos. A nova decisão partiu do presidente da Corte, Érico Desterro, e foi publicada no dia 1º de setembro.

Conforme o TCE-AM, “suspender a venda dos ingressos para o festival “Sou Manaus Passo a Paço 2023” comprometerá a própria realização do evento, assim como a satisfação dos compromissos já firmados por aquela patrocinadora com terceiros”.