Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Cunhado de prefeito de Barreirinha lidera com folga corrida eleitoral

Darlan Taveira é cunhado do atual gestor de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), e representante do município em Manaus.

Cunhado de prefeito de Barreirinha lidera com folga corrida eleitoral

À esquerda, Darlan Taveira e à direita, o atual vice-prefeito, Ridson Barbosa. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Barreirinha (AM) – Darlan Taveira é o nome escolhido mais vezes pela população para sentar na cadeira da Prefeitura de Barreirinha (a 330 quilômetros de Manaus) em 2024, com 42% de intenção de votos, de acordo com pesquisa eleitoral. O atual vice-prefeito, Ridson Barbosa (PP), aparece como segunda opção para representar os barreirinhenses, com 22%.

Darlan é cunhado do atual gestor de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), e representante do município em Manaus. Ano passado ele perdeu a esposa, a jornalista Melina Seixas, que acabou falecendo em decorrência de uma cirurgia.

A pesquisa foi realizada no último dia 12 de julho pela Perspectiva Mercado e Opinião, com 200 barreirinhenses, que votarão ano que vem para eleger o novo gestor municipal, já que Glênio não pode concorrer, pois foi reeleito em 2020.

Na modalidade “Espontânea e Estimativa”, quando não são apresentados possíveis candidatos, os entrevistados citaram o cunhado do prefeito, que lidera o ranking, com 14,7% enquanto Ridson Barbosa aparece, também, como segunda opção (22,9%). Em terceiro lugar com 5,6% vem Luis Picanço, que concorreu com Glênio em 2020 e foi derrotado pelo gestor.

Opções de possíveis candidatos ao pleito de 2024 (Foto: Divulgação)

Modalidade Espontânea e Estimativa. (Foto: Divulgação)

 

Rejeição

Embora seja a primeira opção de voto dos munícipes de Barreirinha, Darlan também aparece como o mais rejeitado nas pesquisas. 4,2% da população não o quer como governante do Executivo municipal. Em seguida, vem Ridson, com 1,5%, o menos rejeitado entre os possíveis candidatos apresentados.

A margem de erro é de 6,9%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0%. Isso significa que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 delas estariam dentro da margem de erro prevista.

LEIA MAIS:

Patrícia Lopes é a mais rejeitada para a Prefeitura de Presidente Figueiredo

Em seu quinto mandato, Guedes lidera pesquisa no Careiro da Várzea em 2024

Ex-vereadores de Benjamin Constant lideram pesquisa para prefeitura em 2024