Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

David afirma que envolvidos em deepfake devem ser ‘exemplarmente punidos’

Nesta sexta, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra suspeitos de manipular e compartilhar áudio com “fake news” contra o prefeito David Almeida.

David afirma que envolvidos em deepfake devem ser ‘exemplarmente punidos’

(Foto: Ruan Souza / Semcom)

Manaus (AM) – O prefeito David Almeida (Avante) afirmou nesta sexta-feira (9), que os envolvidos na divulgação de fake news contra o gestor do Executivo Municipal devem ser punidos para servir de exemplo para todo o País. O caso ganhou repercussão nacional após a Polícia Federal concluir que o áudio havia sido manipulado para prejudicar o prefeito.

Nesta sexta, a Superintendência da Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão, tendo como alvos: um designer, três empresas de publicidade, sócios das empresas e dois compartilhadores da “fake news” contra o prefeito David Almeida (Avante). Os investigados são suspeitos de manipular conteúdo de áudio criando fala falsa do prefeito com ofensa aos professores.

“Esse é um caso que deve ser punido exemplarmente, que sirva de exemplo para o País, para que o próprio processo eleitoral deste ano não seja contaminado, não seja fraudado por aqueles que querem manipular a realidade a partir dos porões da internet, a própria Justiça Eleitoral nacional já está atenta a essa prática”, disse David.

O prefeito parabenizou a PF do Amazonas pela celeridade com a qual conduz o inquérito que investiga a produção e propagação de fake news.

“Não existe anonimato na internet, os responsáveis são sempre localizados. Precisamos dar um basta naqueles que querem se promover denegrindo os outros de forma criminosa, com mentiras, distorcendo a realidade. Eu respondo, todos os dias, com trabalho”, disse.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: