Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Política

David Almeida articula obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Manaus

A expectativa é que todas as zonas de Manaus sejam atendidas com a construção de casas, inclusive, áreas do governo federal.

David Almeida articula obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Manaus

Reunião do prefeito David Almeida com o ministro das Cidades, Jader Filho (Foto: Welder Aguilera/ Portal AM1)

Brasília (DF) – Em reunião que contou com a presença de parte da bancada federal do Amazonas e o ministro das Cidades, Jader Filho, em Brasília, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), iniciou a articulação para construção de, pelo menos, cinco mil residências do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, retomado, em fevereiro deste ano, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o prefeito, a expectativa é que todas as zonas da capital sejam atendidas, inclusive, áreas do governo federal, na tentativa de promover a retirada de famílias de áreas de risco.

“Todas as zonas serão atendidas, com prioridade para os conjuntos com menor número de moradias. Já temos estas áreas mapeadas”, frisou David Almeida.

Ainda na reunião, o prefeito iniciou a negociação do aporte financeiro voltado para a reparação das áreas de risco da capital amazonense.

Segundo a Prefeitura de Manaus, o valor calculado chega ao total de R$ 208 milhões.

Para conseguir o montante, a Prefeitura vai depender da ação da bancada federal do Amazonas no Congresso, pois será por meio de uma Medida Provisória (MP), enviada ao parlamento federal, que o valor será entregue ao município.

“Já tínhamos feito o contato anteriormente para projetos na área de infraestrutura e também na área de construção de moradias. Nós dependemos das interpretações no Congresso Nacional para que esses projetos sejam inseridos e haja possibilidade da cidade de Manaus receber esses recursos. Estamos esperando que a relatoria seja do próprio senador Eduardo Braga para que, dentro daquela faixa (zona prioritária), seja investido cerca de R$ 160 mil em cada moradia”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, no prazo de 30 e 45 dias a MP começará a tramitar no Congresso, após a publicação de algumas portarias interministeriais.

LEIA MAIS: