Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

David Almeida assina exoneração de Israel Conte

O agora ex-titular da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus (Semcom) foi afastado para que seja investigado um suposto esquema de Caixa 2  na secretaria.

David Almeida assina exoneração de Israel Conte

(Foto: Divulgação/rede social)

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, (Avante), assinou a exoneração do secretário municipal de Comunicação, Israel Conte de Lima, nesta sexta-feira (5). A exoneração foi publicada do Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira.

O agora ex-titular da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus (Semcom) foi afastado para que seja investigado um suposto esquema de Caixa 2  na secretaria. Israel foi denunciado após um vídeo veiculado em toda a imprensa local apontar que ele estaria  envolvido em um suposto esquema de propina na sede da Semcom.

A repercussão do vídeo abriu alerta junto aos vereadores de Manaus, que lutam para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Na última segunda-feira (1º), ao menos 14 vereadores já haviam assinado o documento que autoriza a investigação encabeçada pelos vereadores: William Alemão (Cidadania), Capitão Carpê (PL) e Rodrigo Guedes (Podemos). Eles fazem parte da bancada de oposição a David Almeida. Contudo, em ano de eleição municipal, outros vereadores se movimentaram e correram para garantir que a CPI se realize, inclusive, o vereador Caio André, presidente da Casa legislativa, que se filiou ao União Brasil nessa quinta-feira, demonstrando oposição ao prefeito de Manaus.

CMM

Pressionado, Conte esteve no dia 19 de março na Câmara Municipal de Manaus. Ele negou o fato e disse que o vídeo era obra de inteligência artificial. Inclusive se disse estar à disposição dos vereadores e apresentou um laudo pericial, realizado pela Smart Perícias, que ele mesmo afirmou ter pagado com recursos próprios.

O ex-secretário se defende e diz que o vídeo é uma sequência de imagens com trechos confusos, sem continuidade, com fortes indícios de manipulação.

O vídeo

Um homem, que na gravação se identificou como sendo o motorista de um empresário proprietário de um portal de notícias, disse ter recebido uma importância em dinheiro, diretamente nas dependências da Semcom, como pagamento de publicações de matérias das ações da prefeitura.

Na imagem, ele aparece recebendo das mãos de uma mulher, que seria a suposta secretária do órgão. O dinheiro em espécie foi entregue em uma sacola de feira.

Novo comando

Quem está cotado para assumir a Secretaria Municipal de Comunicação é o publicitário e cientista social, Jack Serafim. Ele já atuou como subsecretário de comunicação da prefeitura.

david-almeida-assina-exoneraca

 

LEIA MAIS: