MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

David Almeida causa aglomeração para comemorar 2 milhões de doses aplicadas em Manaus

A festa ocorreu no estacionamento do Shopping Jornalista Phelippe Daou e contou com uma grande estrutura de palco, iluminação e música
Juliana Siqueira – Portal AM1
• Publicado em 01 de setembro de 2021 – 10:03
David Almeida causa aglomeração para comemorar 2 milhões de doses aplicadas em Manaus
Foto: Divulgação

Manaus, AM – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), causou mais uma aglomeração nessa terça-feira (31) para comemorar a marca de 2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas na cidade. A festa ocorreu no estacionamento do Shopping Jornalista Phelippe Daou, avenida Camapuã, zona Leste, e contou com uma grande estrutura de palco, iluminação, música e foguetório no local.

O evento reuniu dezenas de pessoas, incluindo servidores da Prefeitura de Manaus. Entre os presentes, além do prefeito David Almeida, participaram da aglomeração a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe; o secretário de Comunicação, Emerson Quaresma; além do vereador líder da prefeitura na Câmara Municipal de Manaus, Marcelo Serafim (PSB).

Embora a capital amazonense tenha alcançado, de uma forma geral, 2 milhões de vacinados, a marca parcial ainda é baixa. Os 2 milhões correspondem ao número de pessoas vacinadas somente com a primeira dose, o que não significa 100% de imunização, conforme apontam especialistas.

Já as pessoas vacinadas com as duas doses somam 539.780, de acordo com o vacinômetro da Prefeitura de Manaus. Tal quantidade equivale apenas a 23,9% do total de habitantes em Manaus: 2.255.903. E o número de vacinados de dose única aplicadas é de 25.035.

Esse alerta já foi levantado anteriormente por especialistas, inclusive, no período em que David Almeida comemorou a aplicação de 1 milhão de doses, em junho deste ano. A festa ocorreu no Centro de Cultural Povos da Amazônia, com fogos e soltura de balões brancos.

Leia mais: Apesar da propaganda do milhão de David, Manaus tem menos de 20% da população vacinada com duas doses

Ao Portal AM1, o infectologista Marcus Lacerda afirmou, naquele momento, que a celeridade da vacinação precisa ser mantida, mas ainda não é o momento de comemorar de forma grandiosa, pois é necessário que pelo menos 70% da população esteja 100% vacinada e isso só será possível com a aplicação da segunda dose.

“O primeiro ponto é que muitas pessoas têm a falsa sensação de que tomar a primeira dose já é o suficiente – isso não é verdade. Outro fator relacionado a isso é que, o número de casos em Manaus, está baixo se comparado aos picos que tivemos ao longo do ano passado, então as pessoas procuram se vacinar somente quando a doença está e alta, por medo. Além disso, as vacinas têm seus efeitos colaterais – o que é extremamente natural, porém, muitas pessoas não retornam para continuar o cronograma por terem sentido dores de cabeça, febre, náuseas entre outros sintomas”, explicou Lacerda.

Leia mais: Após ostentar 1 milhão de doses aplicadas, David fecha postos e deixa povo na fila da vacina

No período da festa do 1 milhão, o vacinômetro apontava a marca de 1.015.425 vacinas aplicadas em Manaus. Porém apenas 309.644 pessoas tomaram as duas doses e, portanto, 100% imunizadas, o número representava menos de 20% da população da capital.

De lá para cá, 230.136 pessoas foram vacinadas com as duas doses contra a covid-19.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap