
(Foto: Reprodução/Redes sociais - @davidalmeida)
Manaus (AM) – O prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), disse que as “figuras de Lula e Bolsonaro” não terão influência significativa nas eleições municipais deste ano, na capital amazonense. A fala foi durante uma sabatina promovida pelo UOL na última sexta-feira (16).
Ainda, David também demonstrou que está aberto para uma possível aliança com o governador Wilson Lima (União Brasil), caso haja um segundo turno.
O prefeito de Manaus, que se define como um político de centro-direita e conservador, ressaltou seu respeito por todas as ideologias, inclusive, destacando a ajuda recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cidade de Manaus.
Porém, David pontuou as questões nacionais, que “não devem interferir” nas eleições municipais, já que ambos têm seus candidatos definidos já.
“Eu tenho alinhamento de direita em função da minha vida, da minha opção cristã. Eu vejo que a cidade de Manaus tem outros candidatos, por exemplo, o partido do presidente Bolsonaro tem um candidato. O próprio governador Wilson Lima com seus candidatos também tem um alinhamento. Então, essa questão ideológica de direita ou esquerda dentro da cidade de Manaus. Nós não estamos tendo tanta influência em função de ser uma eleição local”, afirmou David.
Sobre seu histórico com o ex-presidente Bolsonaro e o ex-ministro da Economia Paulo Guedes, David explicou que apesar de ser aliado do ex-presidente, não hesitou em criticar medidas que julgava prejudiciais à Zona Franca de Manaus, colocando os interesses da cidade à frente de alianças políticas.
Alinhamento com Wilson Lima
Quanto ao governador Wilson Lima, David reafirmou que não há dívidas políticas entre eles, mas que há compromissos firmados em 2022 que ainda precisam ser cumpridos.
Apesar de estarem em campos opostos nesta eleição, David não descarta uma nova aliança futuramente com Wilson Lima, e destaca que o foco dele é governar para o bem de Manaus.
“A gente fez aliança em 2022. Eu fiz uma aliança por Manaus. Nós viemos da pandemia, e naquele momento ele estava em uma situação política complicada e nós estendemos o nosso apoio. Ele não me deve nada. O compromisso que eu tive com ele foi por Manaus”, afirmou David, que ainda destacou: “ele cumpriu parte do compromisso, ainda falta cumprir o restante do compromisso”, completou David.
O líder do Executivo Municipal ressaltou que em um eventual segundo turno pode se alinhar ao candidato do governador, pois por enquanto, quem aparece como favorito nas pesquisas para avançar ao segundo turno é o deputado federal Amom Mandel (Cidadania). Já Roberto Cidade (UB) está em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.