Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cenário

David Almeida sepulta Auxílio Manauara dia 31 e deixa 40 mil famílias ao relento

Programa de transferência de renda para famílias de classes baixas vai terminar em janeiro, sem perspectivas de continuar

David Almeida sepulta Auxílio Manauara dia 31 e deixa 40 mil famílias ao relento

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

MANAUS, AM – Criado para agilizar transferência de renda para populações vulneráveis durante a pandemia do coronavírus, o programa Auxílio Manauara, da Prefeitura de Manaus, acaba oficialmente na próxima segunda-feira (31). O dia marca o pagamento do auxílio para pessoas nascidas nos meses de novembro e dezembro.

Cerca de 40 mil famílias foram atendidas pelo programa, que não consta da previsão orçamentária da Prefeitura de Manaus para o ano de 2022. Neste ano, os cofres municipais vão dispor de cerca de R$ 7 bilhões, entre emendas parlamentares, projetos, e outros. O auxílio não entrou nesta soma, mas em 2021, a prefeitura gastou um total de R$ 96,492 milhões, só até o mês de dezembro, com o pagamento do auxílio. Os dados de janeiro não estão disponíveis.

Em novembro, durante coletiva de imprensa, o prefeito David Almeida (Avante) disse que o auxílio “não é competência da prefeitura”, e que segundo ele, mesmo em um período de cheia e ainda sem perspectivas para saída da pandemia da covid-19, o programa é de prioridade federal ou estadual.

Leia mais: David sepulta Auxílio Manauara e deixa 40 mil famílias entregues à miséria

“Não, não existe. O auxílio foi emergencial, não existe auxílio permanente, o auxílio permanente é do Estado e do governo federal, da prefeitura, permanente não. Nós temos o Auxílio Manauara, o auxílio mais longevo das prefeituras do Brasil, e nós já estamos na nona parcela e deve ir até janeiro”, disse ao Amazonas1.

Crítico e integrante da oposição a David, o vereador Amom Mandel (União Brasil) decidiu fazer uma enquete nas suas redes sociais nesta terça-feira (25) sobre a prorrogação do programa. O resultado, claro, foi extremamente favorável ao programa. O parlamentar cobrou da prefeitura uma resposta sobre o impacto real do programa na vida dos manauaras.

“Estamos chegando ao pagamento final e não houve a liberação de informações mais detalhadas sobre o impacto real nem sobre a prorrogação do programa. Estou cobrando ambos”, salientou o parlamentar.