Manaus, 13 de junho de 2024
×
Manaus, 13 de junho de 2024

Cenário

David aposta em nomes de seu secretariado para cargos nas Eleições 2024

Entre os nomes que pediram desincompatibilização do cargo e que podem concorrer ao pleito como candidato a vereador, ou ainda, como candidato a vice-prefeito, está o de Renato Júnior.

David aposta em nomes de seu secretariado para cargos nas Eleições 2024

(Fotos: Elton Vianna/Semcom/Reprodução/Redes sociais)

Manaus (AM) – Por conta das eleições municipais, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), fez mudanças no seu secretariado nesta quinta (6) e sexta-feira (7), conforme publicação do Diário Oficial do Município.

Entre os nomes que pediram desincompatibilização do cargo e que podem concorrer ao pleito como candidato a vereador, ou ainda, como candidato a vice-prefeito, está o de Renato Júnior, que comandou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) até essa quinta-feira (6). Agora, quem assume a função é Heliatan Botelho Corrêa.

Renato Junior, fiel escudeiro de David Almeida, assumiu a pasta em abril de 2022 e atuou na Seminf com “muito empenho”, principalmente, quando se trata de defender a gestão Almeida.

Heliatan Botelho Corrêa tem 39 anos e é formado em Marketing e Administração. É especialista em Gestão Comercial e Publicidade e está prestes a se especializar em Gestão Pública. Antes de assumir a subsecretaria de Gestão e Planejamento na Seminf, nunca havia ocupado um cargo público. Exerceu cargos de gestão, como supervisor comercial regional, gestor de área comercial e foi executivo em empresas multinacionais.

Na Secretaria Municipal de Saúde, Shádia Fraxe está sendo substituída por Djalma Coelho. Nas eleições de 2022, Fraxe também pediu desincompatibilização do cargo e, inclusive, era um dos nomes cotados para ser vice-prefeita de David Almeida; porém, não chegou a concorrer nenhum cargo público. Ela retornou à Semsa após quatro meses daquele pleito.

Djalma Coelho é médico e servidor de carreira das Secretarias Municipal de Saúde (Semsa) e de Estado da Saúde (SES-AM) como médico clínico-geral. Também é conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam), Conselho Municipal de Saúde (CMS) e membro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Antes de assumir o cargo de secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho ocupava o cargo de subsecretário municipal de Gestão da Saúde.

Já na Casa Militar, William Dias está sendo substituído por Renato Araújo Mota no cargo de secretário-chefe. Assim como Shádia Fraxe, William é cotado para ser o vice-prefeito de David Almeida, mas nada está decidido, haja vista que o chefe do Executivo municipal já deixou claro que só anunciará a decisão no dia 31 de julho.

Renato Araujo tem a formação acadêmica de médico veterinário, cirurgião-geral animal e pós-graduação Lato Sensu em Segurança Pública. Integrou a Polícia Militar do Estado do Amazonas, no Curso de Formação de Soldado em 2000, galgando ao oficialato por meio do curso de formação Choa, em 2018. Atualmente é primeiro-tenente. Antes de assumir como secretário-chefe da Casa Militar, ele ocupava o cargo de subsecretário da pasta.

Na Fundação Doutor Thomas (FDT) também teve alteração na gestão, Martha Moutinho deixa o cargo de diretora-presidente e Oreni Braga assume a função. Martha é irmã do conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas, Ari Moutinho.

Ela presidiu a instituição há 15 anos e passou pela gestão de Amazonino Mendes, Arthur Virgílio Neto e David Almeida.

O novo titular da fundação, Oreni Braga é formado em Ciências Contábeis, especialista em Ecoturismo e Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade de León na Espanha. Tem Curso Internacional de Extensão em Planejamento e Gestão de Parques Nacionais e Design de Ecolodges pela International Ecouturism Society (Ties).

Foi responsável pela pasta do Turismo do Estado do Amazonas por 14 anos, e antes de assumir a direção da FDT estava na vice-presidência da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult).

Na Secretaria Extraordinária, José Paulo Radin de Souza é o novo titular da pasta. José Paulo Radin de Souza é acadêmico de Filosofia e exerceu cargos como secretário municipal nos municípios de Parintins e Rio Preto da Eva. Foi secretário executivo da Secretaria de Esportes do Amazonas e gestor do Procon-Amazonas.

 

LEIA MAIS: