Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cidades

Com secretariado instável, Prefeitura de Manaus tem troca frequente de gestores

A mais recente mudança no secretariado aconteceu em 13 de fevereiro, com a exoneração de Fernando Paiva Pires Júnior do cargo de Secretário Executivo de Proteção e Defesa Civil

Com secretariado instável, Prefeitura de Manaus tem troca frequente de gestores

Prefeitura Municipal de Manaus (Foto: Valdo Leão / Semcom)

O secretariado do atual prefeito e possível candidato à reeleição David Almeida (Avante), vira e mexe é alvo de mudanças. Estas, por vezes, são motivadas por reformas para que seus titulares concorram a outros cargos ou por indicações mais técnicas. As polêmicas por conta de nomeações também marcam a gestão de Almeida.

A mais recente mudança no secretariado aconteceu em 13 de fevereiro, com a exoneração de Fernando Paiva Pires Júnior do cargo de Secretário Executivo de Proteção e Defesa Civil, nomeando Gladiston Alves da Silva. À época, em entrevista a uma TV local, Almeida mencionou novas mudanças em secretarias, subsecretarias e órgãos vinculados a estas.

O prefeito então prometeu que, na próxima reunião do secretariado, em 15 de março, promoveria o que chamou de “mexida aqui e ali”. Segundo o prefeito, a ideia é trazer mais dinamismo à gestão. “Não que eu esteja reclamando de algum secretário, não.”, disse Almeida.

E já corre à boca pequena a possível troca na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). Com isso confirmado, Israel Conte, que assumiu a pasta em janeiro de 2022, substituindo Emerson Quaresma, será o novo ex-secretário da pasta.

Nomeação polêmica

No início do mandato, em 2021, eram 10 secretarias, mais Procuradoria-Geral do Município (PGM); Casa Civil; o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb); Casa Militar, Comissão Municipal de Licitação (CML); o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); Secretaria Extraordinária e o Fundo Manaus Solidária.

Fundo Manaus Solidária

A pasta foi alvo de grandes polêmicas por ser de responsabilidade de Dulce Almeida, irmã do prefeito. Em março de 2022, Dulce Almeida deixa o fundo e assume a Secretaria Municipal de Educação (Semed); a mudança veio após a desincompatibilização do então titular da Educação, Pauderney Avelino, que se candidatou a cargo eletivo.

Criando nova secretaria

Em junho de 2021, Almeida enviou a Câmara Municipal de Manaus (CMM) a proposta de criação da Secretaria Municipal de Defesa Social. A criação foi aprovada, de forma unânime, pela Casa parlamentar em dezembro daquele ano, elevando para 11 o número de pastas municipais.

Troca-troca

Concorrendo a cargos nas eleições 2022, as mudanças foram várias. Marcos Rotta, vice-prefeito, deixou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Em seu lugar, assumiu Renato Frota Magalhães – que era titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e foi substituído na função por Wanderson da Costa.

No mesmo pleito, Pauderney Avelino deixou a Semed, sendo substituído por Dulce Almeida, que saiu do Fundo Manaus Solidária dando lugar a Emerson Castro.

Na Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), foi substituído por Altervi Moreira. Rafael Lins Bertazzo substituiu Tadeu de Souza e deixou a Casa Civil

Shádia Fraxe deixou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e foi substituída por Djalma Coelho. Platiny Soares saiu da Subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), assumindo Aurilex Moreira.

LEIA MAIS: