Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cenário

David e Wilson oficializam abertura do ano letivo em escolas do AM

Wilson inaugurou um laboratório de robótica e David falou dos avanços da Educação em sua gestão.

David e Wilson oficializam abertura do ano letivo em escolas do AM

David Almeida e Wilson Lima (Fotos: Clóvis Miranda / Semcom/Alex Pazuello/Secom)

Manaus (AM) – Nesta quarta-feira (7) iniciou oficialmente o “Ano Letivo 2024” tanto na rede municipal quanto na estadual. Com isso, o prefeito David Almeida (Avante) e o governador do Amazonas Wilson Lima (UB) estiveram em escolas públicas para participar do evento.

O prefeito de Manaus esteve na escola municipal Jarlece Zaranza, localizada na avenida Coronel Sávio Belota, bairro Novo Aleixo, zona Norte da capital, e contou com gestores da rede municipal, educadores, estudantes, e a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dulce Almeida.

David destacou os avanços obtidos pela Educação em sua gestão nos últimos três anos. Para o prefeito, Manaus está preparada para alcançar bons índices no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do governo federal, que coleta dados nos sistemas de ensino e escolas brasileiras e, assim, avalia a qualidade da educação nacional.

“Nós avançamos bastante, melhoramos as estruturas da prefeitura. A Semed fez um programa fantástico de reestruturação dos prédios. Mais de 330 prédios foram reformados, ampliados e também inaugurados. São novas escolas e isso está nos dando a oportunidade também de melhorar o conteúdo pedagógico, e a questão salarial dos professores. Pagamos o terceiro melhor salário do Brasil para os professores da educação fundamental de Manaus. E, a nossa expectativa é de que, com todos os programas que foram implementados, Manaus possa alcançar um bom resultado na avaliação do Saeb”, afirmou Almeida.

Inauguração

Já o governador do Amazonas, Wilson Lima(UB), esteve na Escola Estadual Governador Melo Póvoas, onde ele também inaugurou um dos 32 novos laboratórios de robótica – os Espaços Makers – entregues na rede estadual de ensino.

Na ocasião, o governador anunciou a ampliação da oferta do ensino bilíngue na rede estadual de educação do Estado, com o início do projeto “Jovem Bilíngue”, que vai dar bolsas de estudo para mais de 1 mil alunos do Ensino Médio, e com mais uma escola da rede com o ensino português-francês.

Lima também lançou o “Projeto Edutech”, com o ensino de programação, pensamento computacional e cultura digital, voltados para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

LEIA MAIS: