Manaus, 25 de fevereiro de 2024
×
Manaus, 25 de fevereiro de 2024

Coluna AM1

David usa tribuna da CMM para dizer a Roberto Cidade que não é prefeito de gabinete

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta terça-feira (6). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

David usa tribuna da CMM para dizer a Roberto Cidade que não é prefeito de gabinete

Indireta

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse, nesta terça-feira (6), que é um prefeito de rua e não de gabinete. A declaração de David foi para justificar a ausência dele na sessão de abertura dos trabalhos legislativos da Aleam na semana passada, quando o deputado Roberto Cidade (UB) classificou a ausência do prefeito como “desrespeito”.

Falta justificada

Como antecipou o Portal AM1, na semana passada, David Almeida usou a chuva que atingiu Manaus no último dia 1º como motivo para não ter ido à abertura dos trabalhos na Aleam, que contou com a leitura da mensagem governamental. Esta coluna, entretanto, destacou que na mesma data e horário do evento na Aleam, a Prefeitura de Manaus havia convocado a imprensa para acompanhar o prefeito na reinauguração do minishopping da Compensa – evento que também foi cancelado por mudanças climáticas.

Distantes

Se em 2023, já foi difícil ver David Almeida e Wilson Lima juntos, no mesmo evento, 2024 promete ser ainda pior. Exemplo do distanciamento entre eles ficou evidente, pela segunda vez este ano, nesta terça-feira (6), quando o governador decidiu não comparecer à abertura dos trabalhos legislativos na CMM, assim como David também não compareceu na abertura dos trabalhos legislativos na Aleam, no último dia 1º.

Mudança

O deputado estadual Wilker Barreto, o único dos 24 deputados estaduais na Aleam que faz oposição ao governador Wilson Lima (UB), decidiu arrumar as malas e está deixando o Cidadania – partido pelo qual foi reeleito em 2022. Wilker quer ser prefeito de Manaus e não esconde isso de ninguém. Nestas eleições, ele não tem nada a perder, então uma candidatura a prefeito pode testar seu nome nas urnas, mas o Cidadania não o quer como prefeito, por isso ele decidiu abandonar a sigla.

Pressão

Depois que esta coluna criticou a reitora da Fametro, Maria do Carmo Sefair (Novo), por ainda não ter reinaugurado o Tropical Hotel (arrematado em leilão, pelo Grupo Fametro, em 2020), mas estar fazendo promessas de mudar Manaus em quatro anos, a família Lins decidiu agir, pressionou o pedreiro e o mestre de obras e marcou, para esta quarta-feira (7), a reinauguração do empreendimento, que agora passa a se chamar Tropical Hotel Amazônia. Não duvidem desta coluna, ela movimenta, sim, o dia a dia dos gestores e dos políticos. Agora, o próximo passo é a Santa Casa de Misericórdia. Aí, depois, ela [Sefair] pode prometer mudar Manaus em quatro anos, caso seja eleita prefeita, pois não haverá pendências do passado.

Gastos

Adail Filho (Republicanos) ou “Adailzinho”, para o eleitor de Coari, gastou R$ 47 mil do Cotão durante o recesso parlamentar. Foi o maior gasto entre os oito deputados federais do Amazonas – e quase a metade do valor que todos eles gastaram na Câmara dos Deputados em janeiro: R$ 106.428,08. Procurado pelo Portal AM1, Adailzinho disse que o dinheiro foi “bem gasto”. Vale ressaltar que o deputado está à beira de perder o mandato caso o TSE mantenha a cassação de Silas Câmara (Republicanos), já aprovada pelo TRE-AM. Pelo visto, Adail está aproveitando bem o dinheiro enquanto tem, pois a qualquer momento pode ficar sem a mamata.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI