
Prefeito David Almeida (Foto: Juan Sullivan/ Semcom)
Manaus (AM) – Em novo cenário eleitoral, o atual prefeito e pré-candidato à releição, David Almeida (Avante), segue na liderança das intenções de voto na corrida pela Prefeitura de Manaus.
A pesquisa do Instituto de Pesquisas do Norte (Ipen), divulgada nesta quarta-feira (15), mostra David à frente de seus adversários tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo.
A sondagem foi feita entre os dias 7 e 13 de maio de 2024, sob o registro TSE: AM-06369/2024. Na pesquisa, foram ouvidos 1000 entrevistados.
A margem de erro da pesquisa é de 3,09% e a taxa de confiabilidade 95%.
‘Em 2024, teremos eleições para a Prefeitura de Manaus, se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?’. Foi a pergunta feita aos entrevistados.
Dessa forma, David Almeida foi lembrado por 12,8% do público, já Amom Mandel (Cidadania) por 10,7%, Capitão Alberto Neto (PL) por 4,2%, Roberto Cidade (União Brasil) 3,1% e Marcelo Ramos (PT) foi citado por 1,2% dos entrevistados.
Pela pesquisa do Ipen, Maria do Carmo Seffair (Novo) aparece em último na lembrança dos manauaras, sendo citada por 0,8% do eleitorado.
Apesar de não aparecer no ranking, Wilker Barreto (Mobiliza) pode ter sido citado, conforme a pesquisa, por até dois eleitores.
Ainda segundo a sondagem, 61,8% dos entrevistados não sabem, até o momento, em quem votar.

Pesquisa Ipen espontânea (Foto: Divulgação/Ipen)
Já no cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos, o atual prefeito de Manaus continua liderando a disputa eleitoral com 30,5% das intenções de votos.
Na sequência, aparecem Amom Mandel (27,5%), Capitão Alberto Neto (10,9%), Roberto Cidade (8,7%), Marcelo Ramos (5,3%), Wilker Barreto (2,6%) e Maria do Carmo Seffair (2,2%).

Pesquisa estimulada Ipen (Foto: Divulgação/Ipen)
Na maioria dos cenários avaliados pela pesquisa, David Almeida é o preferido dos eleitores num possível ensaio para um segundo turno. O Ipen realizou estudo de cinco cenários estimulados.
Religião
No critério religião, David Almeida lidera as intenções de voto entre católicos e evangélicos.
Conforme o estudo, 29,5% dos eleitores católicos votariam no atual chefe do Executivo municipal, assim como o público evangélico, com 30,0%.
Vale ressaltar que 34,2% dos eleitores que não possuem religião também votariam no atual prefeito.

Pesquisa Ipen religião (Foto: Divulgação/Ipen)
LEIA MAIS:
- David continua na liderança em nova pesquisa eleitoral
- David alega inconstitucionalidade em PL de William Alemão sobre pesca esportiva
- Justiça Eleitoral já recebeu mais de 1,1 mil registros de pesquisas eleitorais
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.