
(Foto: Divulgação & Kelvin Dinelli/Assessoria Dircom)
Manaus (AM) – Após o recesso de Carnaval de 2025, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) retomou suas atividades nesta segunda-feira (10). No entanto, o presidente da Casa Legislativa, vereador David Reis (Avante), não compareceu à primeira sessão da semana.
Os parlamentares interromperam os trabalhos no dia 26 de fevereiro para o recesso carnavalesco e retomaram as atividades nesta segunda-feira (10). Entretanto, a Sessão Plenária desta segunda não contou com a presença de David Reis. Os trabalhos foram comandados pelo 1º vice-presidente da CMM, Jander Lobato (PSD).
Em 2024, David Reis esteve entre os vereadores com maior número de ausências na CMM. De acordo com levantamento do Portal AM1, no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o parlamentar registrou 41 faltas justificadas ao longo da 18ª Legislatura.
Segundo o SAPL, das 461 sessões realizadas entre janeiro de 2021 a dezembro de 2024, além das 41 faltas justificadas, Reis deixou de comparecer a outras 40 sem apresentar justificativa.
Ao Portal AM1, o vereador Rodrigo Guedes – único a lançar candidatura contra David Reis para a presidência da Câmara – criticou a ausência do colega.
“Além de o David Reis ter cancelado a sessão da quarta-feira retrasada, agora ele não vai novamente; ou seja, para ele, já é um feriadão de 11 dias e sem dar nenhuma satisfação, né?”, alegou Rodrigo Guedes.
O vereador também recordou um episódio recente no qual David Reis, mesmo como presidente da Casa, não assumiu interinamente a Prefeitura de Manaus durante a ausência do prefeito e do vice-prefeito. A função ficou a cargo do 1º vice-presidente, Jander Lobato (PSD).
“Ele não estava em Manaus, tanto que não assumiu a prefeitura. Quem ficou no comando foi o primeiro vice-presidente. Ele simplesmente desapareceu”, declarou Guedes.
O parlamentar cobrou explicações sobre o paradeiro de David Reis e a falta de informações oficiais sobre sua ausência.
“Ninguém sabe onde ele está. Na Câmara, não deram nenhuma justificativa. Se foi por motivo pessoal ou qualquer outra razão, ainda assim é um reflexo da forma como ele lida com a coisa pública. O correto seria prestar esclarecimentos à sociedade manauara, pois ele não é apenas um vereador, mas o presidente de um Poder”, concluiu Guedes.
LEIA MAIS:
- Recesso: CMM libera vereadores para pularem Carnaval
- Prefeito, vice e presidente da CMM tiram ‘férias’ e Jander Lobato assume a prefeitura
- Thaysa Lippy rompe isolamento do PRD e garante vice-presidência em comissão na CMM
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.