Manaus, 25 de maio de 2024
×
Manaus, 25 de maio de 2024

Cenário

David só perde para Amazonino no quesito ‘melhor prefeito’ da pesquisa Quaest

Na prefeitura, David foca em grandes obras como as reformas das feiras e mercados, Cras e CREAS, construção de creches, praças molhadas e na área da habitação.

David só perde para Amazonino no quesito ‘melhor prefeito’ da pesquisa Quaest

(Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom)

Manaus (AM) – Um levantamento realizado pela Quaest, em Manaus, com 1.002 eleitores, apontou que David Almeida (Avante) aparece em primeiro lugar como o melhor prefeito, com aprovação em torno de 9%.

David só perde para Amazonino Mendes, que foi por três vezes prefeito: 1983-1985, indicado pelo então governador Gilberto Mestrinho e aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas; 1993-1994 (eleito) e 2009-2012 (eleito). E, ainda, quatro vezes governador do Estado, Amazonino é o nome mais lembrado pelos entrevistados, com 46% das citações.

Em abril de 1983, Amazonino iniciou a carreira política. Ele foi nomeado pela primeira vez como prefeito de Manaus, dando atenção à urbanização dos bairros periféricos.

Em 1987, Mendes iniciou o primeiro mandato como governador. Entre 1991 e 1992, exerceu o cargo de senador da República. Mas na eleição de outubro de 2022, Amazonino, aos 83 anos, tentou voltar ao cargo de governador pela quinta vez, porém, com a saúde debilitada e hospitalizado, morreu em 12 de fevereiro de 2023.

Contudo, na atualidade, David Almeida, que foi deputado por três mandatos consecutivos e governador interino em 2018, foi eleito em 2020 para prefeito, após derrotar Amazonino em oito zonas eleitorais e conquistar a cadeira da Prefeitura de Manaus com 23 mil votos de diferença.

Na prefeitura, David tem focado em grandes obras como as reformas das feiras e mercados da capital, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); construção de creches; praças molhadas; reforma de terminais de ônibus e continuidade às obras dos viadutos, o Parque Amazonino Mendes e a primeira ponte do píer turístico Manaus 355, instalada no mirante Lúcia Almeida, no complexo de São Vicente, no início da avenida Sete de Setembro.

Além disso, David Almeida tem atuado na área da habitação, e criou o maior programa habitacional da história da cidade, com quase 6 mil moradias construídas e mais de 52 mil empregos gerados, frutos de parcerias com os governos estadual e federal.

O prefeito David ainda quer melhorar o fluxo nos corredores viários e modernizar a mobilidade na capital amazonense.

Os apontamentos da Pesquisa Quaest apontam também os nomes de Arthur Neto (7%), Serafim Corrêa (6%), Eduardo Braga (5%) e Alfredo Nascimento (4%). Outros nomes somaram 5%, e não sabe/não respondeu, 18%.

 

LEIA MAIS: